
Além da Casca - Chaleira Elétrica
Além da Casca - Chaleira Elétrica
Eu sou da época do bule e das chaleiras que apitavam quando a água estava fervida. Ainda há muitas chaleiras que vivem sobre uma boca de fogão, mas com o tempo isso está se reduzindo. Hoje com as chaleiras elétricas é possível ferver um litro de água em menos de 2 minutos sem sequer precisar de um fogão ou de um microondas.
Nos últimos dez anos a busca por chaleiras elétricas vem crescendo no país. O gráfico abaixo mostra o resultado feito no google trends pela palavra chave "chaleira elétrica".
Não é a toa que esses produtos estão ganhando mercado. Cada vez mais consumidores buscam por produtos que tragam mais praticidade para seu dia a dia. As chaleiras elétricas trazem isso, pois além de aquecerem a água rapidamente, garantem um local específico para alocar a chaleira e um processo simples para botar a água para ferver: basta apertar um botão.
Componentes
É um produto simples, com poucos componentes. O conjunto é composto por duas peças: uma base onde fica o cabo de alimentação e uma chaleira metálica. A base contém somente um conector que liga a chaleira direto na tomada.
Abrindo o fundo da chaleira há uma resistência elétrica. Esse elemento aquece toda a base metálica, transferindo calor para o líquido interno. A resistência está conectada a um fio, que conecta ao switch (interruptor, botão liga/desliga), permitindo ao usuário ligar ou desligar a chaleira. Nesse circuito elétrico também é ligada uma luz em paralelo com a resistência, para que o usuário saiba quando o produto está ligado.
Como Funciona?
Como o circuito sabe quando a água já ferveu? Inicialmente pode-se pensar que o produto possui um termostato para desligar a resistência depois de atingir uma certa temperatura. Mas é importante lembrar que a temperatura de ebulição de um líquido varia de acordo com sua altitude. No nível do mar a água ferve a 100°C , mas se estivermos a 3000 metros de altitude por exemplo, a água estaria fervendo abaixo de 90°C .
Sendo assim, o que importa é parar quando a água ferve, independente da temperatura. Para realizar isso, as chaleiras elétricas possuem um tubo, que vai de dentro do recipiente até o switch. Quando a água entra em ebulição, a pressão interna na chaleira aumenta drasticamente e por consequência a pressão força o switch a desligar. Mesmo que o usuário tente ligar a chaleira novamente enquanto a água estiver fervendo, assim que tirar o dedo do botão, o switch desliga o produto.
É importante ver em que altura está esse tubo dentro da chaleira, para evitar colocar líquido demais dentro do recipiente. Caso isso aconteça, a água irá transbordar no circuito interno. Como não há muitos componentes ali dentro, o produto não estraga, mas com o tempo pode enferrujar algumas peças.
Para aqueles interessados na manutenção de seus próprios eletroportáteis, segue ao lado dois cursos interessantes.
Leia mais