Banner de capa da notícia Destaques da Feira Eletrolar Show 2019

Destaques da Feira Eletrolar Show 2019

09/08/2019
Mundo dos Produtos

Destaques da Feira Eletrolar Show 2019

Este ano foi a décima quarta edição da Eletrolar Show, uma das maiores feiras da América Latina de eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos, celulares e seus acessórios. Este ano na parte de eletros a feira trouxe vários atrativos, mas destacaram-se mais as mudanças simples e redução de custo do que as novidades em si.

Algumas empresas estão apostando em novas cores para escapar um pouco do vermelho. A SEMP por exemplo, trouxe os mesmos modelos do ano passado que estavam em vermelho, porém com uma cor próxima ao cobre. Em display nesta cor estava seu liquidificador metálico, uma panela elétrica, uma chaleira elétrica e uma batedeira planetária. Eles estavam também com um protótipo de liquidificador, mas não estava com cara de que o produto está para ser lançado tão cedo.

Linha Brastemp  

A Mondial está também tentando introduzir uma cor nova em seus produtos, a Marsala. A cor é um tom de vinho referente a um vinho tinto italiano, de uma cidade na Sicília chamada Marsala. 

Batedeiras Planetárias

A Mondial está vindo com uma linha nova de batedeiras com 500W de potência e um seletor gradual de velocidades. Provavelmente estão aposentando seu modelo B-06, que por sinal se saiu bem em nossos testes. Em display tinha uma planetária na cor Marsala. O tom dela lembra bastante a Philco PHP500 que avaliamos no passado. 

Cores de batedeiras planetárias

A Lenoxx estava com uma batedeira planetária preta e vermelha em display, que fazia parte de uma linha grande de produtos com essas duas cores. 

Batedeiras Lenoxx

Air Fryers

Algumas fritadeiras sem óleo da Mondial ganharam um aumento no cesto. A Mondial AF-14 que tinha 3,2 litros com um cesto circular agora está com o cesto esticado, mais ovalado e a empresa diz que agora o cesto tem capacidade para 4 litros. 

A Agratto e a Lenoxx estavam com uma air fryer em display que não possuía cesto. Basicamente no fundo há um prato furado que deva auxiliar um pouco no fluxo de ar e também permite que a gordura seja acumulada no fundo sem ficar em contato com os alimentos. 

Fornos e Fogões

A Atlas estava com seu estande menos aberto do que nos últimos anos separando um lado com produtos Atlas e do outro com produtos Dako. Os fogões coloridos ainda são a atração principal da Dako e desta vez estavam com uma cor nova, a branca. Sim, fogões normalmente são brancos, mas aqui estamos falando da mesa de vidro ser branca. O produto chama a atenção pelo charme e também, por ser fora do comum. 

Fogão

Muitos dos fogões Dako coloridos de 5 bocas estão vindo com painel digital no topo e convecção no forno. A Dako também estava com uma linha nova de fogões em display com a frente curva. Quase toda a linha da Dako atualmente é com mesa de vidro, muitos poucos modelos em inox. 

A Mueller trouxe vários fornos novos na Eletrolar de 2018. Já avaliamos alguns desses modelos interessantes, como o Sonetto e o Decorato, nesse período. Este ano trouxeram para a feira uma linha nova de forno e fogões mais acessíveis, a linha Fratello. A grande diferença deste forno para os que já testamos é sua parte frontal que conta com somente um vidro (os outros possuem vidro duplo). Devido a isso por segurança o forno não pode atingir 300°C. 

A Chamalux também estava presente na feira com cooktops e alguns fornos elétricos de bancada. São produtos simples, mas foi interessante de ver a quantidade de cores que a empresa tem. Várias delas podem ser encontradas online no varejo, como este modelo amarelo.

Cooktop

A Foggatti/Nardelli também estava com um estande grande mostrando vários fornos de bancada, cooktops e muitas coifas coloridas. 

A Le Cook estava na feira novamente na feira mostrando várias mesas térmicas de tamanhos diferentes para uma, duas ou múltiplas panelas. No ano passado a empresa estava lançando a cafeteira que moe o café antes de coar e este ano era um dos destaques em seu display. 

Produtos Curiosos

Este ano apareceram alguns produtos curiosos que chamaram a atenção do público. Um deles é um forno elétrico para pizzas que da a impressão de ser um forno a lenha de barro. O produto vem com várias aberturas ao redor para colocar pizzas pequenas e várias pessoas prepararem suas pizza individuais. Um produto interessante para levar para uma mesa de amigos ou para a família se reunir e cada um fazer sua própria janta! Ainda não encontramos esse forno no mercado. Foi possível conversar com o dono da marca na feira, um holandês que está buscando um distribuidor aqui no Brasil.

Nesse mesmo estande estavam várias cores da Table Grill, uma churrasqueira de carvão que o fabricante diz ser possível controlar a temperatura do fogo através de um seletor na parte externa do corpo do produto. Diz-se que quando o seletor está desligado o fogo é apagado pela falta de oxigênio ao redor do carvão. 

Churrasqueira

Outra churrasqueira que também chamou a atenção, pois estavam demonstrando e vendendo o produto no estande, era uma churrasqueira biodegradável (CasusGrill). O produto vem em uma caixa de papelão com o carvão já distribuído dentro da caixa. A grelha é de bambu e promete suportar mais de uma hora do carvão queimando podendo grelhar carnes, legumes ou queijos. Depois de utilizar a grelha o produto inteiro pode ser descartado no lixo. 

Churrasqueira

Ventiladores

A Mondial continua apostando em seu ventilador de 8 pás que foi lançado na Eletrolar 2018. Em display estavam dois modelos um com controle remoto, basicamente para acionar as funções típicas do ventilador, porém, a distância, e uma versão com repelente, para competir com as várias marcas que agora tem essa função extra. 

A Ventisol estava com uma bancada grande de ventiladores, mas não pareceu apresentar nada de novo. Uma empresa que chamou a atenção foi a GoAr com seus ventiladores grandes coloridos presos na parede. A empresa estava com vários modelos demonstrando seus números de etiquetagem que impressionaram. Ventiladores grandes com "AAA" no índice de energia, coisa difícil de atingir com produtos de hélice grande. Além de um design diferenciado alguns modelos podem borrifar água alimentada direto de um ponto de água dedicado. 

Considerações finais

Um estande que me agradou ver na feira foi a Progás e Braesi. São empresas que produzem produtos para cozinhas industriais ou para pequenos estabelecimentos comerciais. O estande estava com produtos que podem até ser colocados em uma residência. Hoje existe um gap grande entre o produto residencial e o produto comercial e não há muitas empresas atacando esse campo. Globalmente isso é algo crescente e acredito que no futuro  esse espaço começará a ser mais explorado, pois há consumidores que querem pagar mais por algo que dure mais. 

No geral a feira foi interessante, mas cada ano que passa parece que a quantidade de acessórios para celular ganha mais espaço na feira e os eletrodomésticos diminuem. Há muitas outras marcas de eletrodomésticos no Brasil e é uma pena que não haja uma feira grande que seja possível ver as todas novidades do setor desse mercado em nosso país. Aguardamos a próxima Eletrolar com esperança. 

Leia mais