Banner de capa da notícia Higienização de frutas e legumes

Higienização de frutas e legumes

07/12/2018
Dicas e Curiosidades

Higienização de frutas e legumes

Com o uso intensificado de agrotóxicos, inseticidas e herbicidas, devemos nos ater a uma higienização eficiente para os ingredientes que compõem a nossa alimentação.

O hipoclorito de sódio é um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. É o produto mais indicado para a higienização de frutas, legumes e verduras, com eficácia comprovada em laboratório. As versões disponíveis no mercado são diluídas, com concentrações mais baixas que variam de 1 a 2,5%.

Para as saladas de folhas, faça uma seleção manual das sujidades visíveis e depois mergulhe as folhas em uma solução de água e hipoclorito. Use uma colher de sopa do produto na concentração de 2,0% ou 2,5% - ou duas colheres de hipoclorito na concentração de 1% - para cada litro de água.

Deixe de molho por 10 minutos e depois enxague abundantemente. Preste muita atenção na hora de diluir o produto, já que o uso excessivo pode causar intoxicação.

Outro ponto que é importante citar, é o fato que os fabricantes que vendem o sanitizante para verduras e legumes na versão líquida e diluída, recomendam seu armazenamento, para o cloro ativo não evaporar. Leia sempre a embalagem do fabricante.

Para legumes e frutas você deve dar uma leve esfregada com o auxílio de uma esponja específica para este processo, e em seguida deixar também de molho na solução.

O Hipoclorito pode ser usado também para purificar a água para consumo humano,  recomendando-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Depois disso é só deixar a água descansar em um recipiente fechado, por 30 minutos.

É facilmente encontrado nos setores de hortifruti dos supermercados e em casas de material de limpeza.

Fique de olho em nossas redes sociais para mais conteúdo como este.

Leia mais