Banner de capa da notícia Pesto de Manjericão

Pesto de Manjericão

04/12/2018
Gastronomia

Pesto de Manjericão

De origem italiana, especificamente da região de Gênova na Ligúria, ao norte da Itália, o Pesto é um molho composto por folhas frescas de manjericão, pinoli, alho, queijo parmesão, azeite de oliva extra virgem e pimenta preta.

A palavra "pesto" é oriunda do italiano "pestare" e significa amassar, moer ou triturar. Antigamente, antes do advento dos liquidificadores e processadores, era realizado de forma manual em pilões de mármore, que conferiam a receita um toque todo artesanal, que para os defensores da culinária clássica, deve ser replicado.

É um preparo versátil, rápido e muito saboroso. Um ótimo curinga para servir em reuniões familiares e de amigos, já que não leva muitos ingredientes e é fácil de fazer. Surpreende pela simplicidade e pelo frescor.

Serve tanto como molho para uma macarronada, como para uma bruschetta ou para dar sabor a uma salada de folhas. Pode ser armazenado no refrigerador por alguns dias, já que o azeite se encarrega de garantir mais durabilidade ao preparo.

Receita

Ingredientes

- 3 maços de manjericão fresco

- 35 g de pinolis (você pode substituir por nozes que são mais fáceis de encontrar e mais baratas)

- 100 g de queijo parmesão ralado

- 2 dentes de alho

- 90 ml de azeite de oliva extra virgem

- Sal a gosto

- Pimenta preta moída na hora a gosto

Preparo

Adicione todos os ingredientes em um processador ou liquidificador até que fiquem em uma consistência cremosa. Armazene em potes hermeticamente fechados no refrigerador por até 5 dias ou no congelador por até 1 mês.

Leia mais