Avaliação

Cooler Elétrico EOS EFC55 50L

Out 13, 2025, 8:14 PM

11 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação EOS EFC55 50L
Logo youtube
EOS EFC55 50L - Imagem 1
EOS EFC55 50L - Imagem 2
EOS EFC55 50L - Imagem 3
EOS EFC55 50L - Imagem 4
EOS EFC55 50L - Imagem 5
EOS EFC55 50L - Imagem 6
EOS EFC55 50L - Imagem 7
EOS EFC55 50L - Imagem 8
EOS EFC55 50L - Imagem 9
EOS EFC55 50L - Imagem 10
EOS EFC55 50L - Imagem 11
EOS EFC55 50L - Imagem 12
EOS EFC55 50L - Imagem 13
EOS EFC55 50L - Imagem 14
EOS EFC55 50L - Imagem 15
EOS EFC55 50L - Imagem 16
EOS EFC55 50L - Imagem 17
EOS EFC55 50L - Imagem 18
EOS EFC55 50L - Imagem 19

Pontos Fortes

Chega até -20°C

As duas cavidade podem ser configuradas em temperaturas diferentes

Possui proteção para não drenar toda a bateria do veiculo

Pontos Fracos

Funções do painel pouco explicativas

Ruído agudo gerado pela fonte incomoda

banner telegram black friday detalhei

Avaliação do Cooler Elétrico EOS EFC55 50L

Nos últimos tempos a EOS vem disponibilizando mais opções de mini geladeiras portáteis, produtos que funcionam como um cooler elétrico.

A ideia é simples: carregar bebidas e alimentos de maneira portátil, porém com capacidade de refrigeração e congelamento com temperatura ajustável.

Este não é o primeiro cooler elétrico que avaliamos, já trouxemos avaliação do primeiro modelo da linha, o Congelador e Refrigerador Portátil EOS EFC40.

EOS EFC55 50L - Imagem número 1 do post

Enquanto o primeiro modelo possui 35 litros de capacidade, esse traz 50 litros. Há também versões com 20 litros e 38 litros.

EOS EFC55 50L - Imagem número 2 do post

Construção do Cooler Elétrico EOS EFC55

Este cooler refrigerado tem o revestimento completamente em plástico preto fosco texturizado. Transmite robustez, puxando para uma estética mais automotiva. Parece pronto para ser colocado ou tirado de um porta-malas.

EOS EFC55 50L - Imagem número 3 do post

Pelo visto foi pensado para servir também como mesa: sua tampa possui 4 “porta copos” nas quinas, e o lado oposto do painel conta com um abridor de garrafas.

EOS EFC55 50L - Imagem número 4 do post

Inclusive é possível inverter a tampa. Ela é presa por encontros simples nas dobradiças e pode ser simplesmente desencaixada e reinserida no lado oposto em segundos.

EOS EFC55 50L - Imagem número 5 do post

Nos “pés” do cooler elétrico um par são rodinhas e o outro par é mais reforçado. O encaixe é um tanto desalinhado, mas nada visualmente perceptível a não ser que preste atenção.

EOS EFC55 50L - Imagem número 6 do post

Compartimento Interno do Cooler 50L EOS

Abrindo a tampa, revelamos o interior desse cooler 50L. Percebe-se a divisão em duas cavidades.

EOS EFC55 50L - Imagem número 7 do post

Dividir esses espaços entre “refrigerador” e “congelador”, porém, não faz sentido. Isso porque o painel admite que cada um esteja programado de -20°C a 20°C. Dessa forma, o espaço interior pode ser organizado da forma que quiser para congelar ou refrigerar em ambas as cavidades ou apenas uma delas.

A cavidade maior ocupa uma região de 26 cm por 28,5 cm com 42 centímetros de profundidade. O espaço de 31L torna possível deixar garrafas PETs em pé, facilitando a organização.

Já a segunda cavidade é um pouco mais estreita: 18,3 cm por 28,5 cm. Sua profundidade fica reduzida pela presença do compressor abaixo. São 24,4 centímetros, totalizando pouco menos que 13 Litros.

EOS EFC55 50L - Imagem número 8 do post

No todo, o cooler 50L tem, na verdade, capacidade para 43,7 Litros. Um pouco abaixo do anunciado. Todo o revestimento interior é de alumínio, e fica em grande proximidade com as serpentinas do compressor, facilitando a refrigeração.

EOS EFC55 50L - Imagem número 9 do post

É Prático carregar o Cooler Elétrico?

Em suas laterais, o cooler elétrico EOS possui alças robustas que permitem carregá-lo com segurança.

EOS EFC55 50L - Imagem número 10 do post

Enquanto de um lado, é somente um pegador, o outro traz também uma alça para fazer uso de suas rodinhas. Por conta da alça ser plástica, ela flexiona um pouco com o cooler 50L carregado, mas não vimos problemas de uso.

EOS EFC55 50L - Imagem número 1 do post

Além disso, a alça pode ser fixada na presilha embaixo enquanto não é usada, reduzindo o espaço tomado.

As rodinhas do cooler refrigerado são posicionadas bem no entorno da região onde fica o compressor. Em volta se percebe as entradas de ar, que são feitas de modo a dificultar a entrada de qualquer sujeira.

EOS EFC55 50L - Imagem número 2 do post

Entre as rodas, está o conector para ligar o cooler elétrico na tomada. Como não possui bateria, o cooler EOS deve permanecer ligado para se manter refrigerando. É possível conectar em tomadas de parede (127V e 220V) ou tomadas veiculares (12V e 24V).

A extensão dos cabos garante uma boa liberdade. São 225 centímetros no carregador para tomadas veiculares e 205 centímetros para tomadas comuns.

EOS EFC55 50L - Imagem número 3 do post

Logo acima da conexão elétrica, temos o painel. Seu fundo preto com escritas brancas permite leitura fácil, e sua posição em ângulo favorece a leitura mesmo que você esteja em pé.

EOS EFC55 50L - Imagem número 4 do post

Como usar o Cooler Refrigerado EOS?

São poucos botões e indicadores que dão conta da programação desse cooler 50L EOS. O botão On / Off pode ser pressionado para ligar, e para desligar é preciso segurar por alguns segundos.

Ao ligar, os displays acendem nas temperaturas atuais do refrigerador e congelador, e apertando o botão SET se determina as temperaturas individuais de cada cavidade pelos símbolos de Mais / Menos e o ícone abaixo que indica a cavidade selecionada.

EOS EFC55 50L - Imagem número 5 do post

A flexibilidade desse cooler elétrico EOS está bem interessante, permitindo programar desde -20°C a 20°C. Com isso, cada uma das cavidades pode servir para vários tipos de alimentos.

Da mesma forma, se for usar apenas uma das cavidades é possível desligá-la. Para isso selecione a cavidade com SET e o botão de OFF como se fosse desligar o cooler EOS.

Ademais, há algumas “funções escondidas” que aparecem segurando SET e alteradas com Mais/Menos.

O primeiro é o protetor de bateria, que impede o cooler elétrico descarregar por completo se ligado a bateria de um carro, por exemplo. O as opções H1, H2 e H3 são os níveis que o funcionamento é permitido. Em H3 o corte será mais cedo, e o cooler apenas funcionará com nível alto da bateria; em contrapartida o H1 é mais permissivo e continua até o nível baixo. No manual a distinção entre os níveis é mais bem explicada.

A segunda função está relacionada ao funcionamento do compressor. ECO reduz a velocidade, gastando menos energia, enquanto HH é o modo normal de funcionamento. A sugestão da marca é usar HH apenas quando o cooler trabalha em temperaturas baixas ou em dias de sol intenso, quando o compressor no ECO pode não vencer o calor.

A última função é simples de entender, alternando o display entre graus Celsius e graus Fahrenheit.

Com a finalidade de acompanhar estas mudanças, o painel tem LEDs. Na direita indicando se os displays estão em °C ou °F. Na esquerda o LED fica amarelo no modo ECO e vermelho em HH. O LED intitulado Run mostra quando o compressor está ligado.

Em síntese, o painel é bem simples para se comunicar e definir temperatura. Mas poderia ser “abrasileirado”, mudando SET para TEMP (Temperatura), por exemplo. A comunicação das outras funções também peca: as diferenças entre H1, H2 ,H3 e HH só vão ser entendidas lendo o manual.

Usando o Cooler Refrigerado EOS

Assim como em geladeiras, é recomendável que você ligue o cooler EOS e deixe-o resfriar até a temperatura programada antes de adicionar os alimentos no interior. A economia de tempo, e consequentemente de energia, é grande.

Enquanto vazio, o espaço maior levou 50 minutos para chegar a 5°C. O espaço menor levou 3 horas e meia para chegar a -15°C.

Contudo, quando o cooler está carregado com 25% de seu volume em alimentos, leva de 20 horas para a cavidade menor atingir a mesma temperatura, e pouco menos de 24 horas para a maior.

O tempo para resfriamento com alimentos no interior demora 4 vezes mais que o Refrigerador Portátil EOS EFC40. O modelo, porém, é 15% menor e seu compressor é 60% mais potente.

EOS EFC55 50L - Imagem número 6 do post

Embora essa diferença seja considerável, é relevante apenas se for ligar o cooler 50L com alimentos em seu interior. Já que em funcionamento contínuo o cooler da EOS apresentou bom controle de temperatura.

A média de temperatura fica bem próxima da configurada, com um erro médio de 2°C. Assim como numa geladeira (sem tecnologia inverter), o compressor permanece num ciclo de liga e desliga. Com isso, gera flutuações de 10°C de temperatura.

EOS EFC55 50L - Imagem número 7 do post

Na prática, significa que se você quer ter certeza que um alimento não congele, deixe a temperatura acima de 5°C, ou haverá períodos de tempo em que a temperatura ficará negativa. Da mesma forma, ao configurar em -20°C, o interior pode chegar a -25°C.

Se estiver usando apenas uma das cavidades, saiba que a outra irá esfriar como efeito secundário. A divisão entre os espaços deixa passar parte do calor, o que é esperado. Com um lado em -10°C, por exemplo, a temperatura da outra cavidade caiu de 19°C para 9°C.

O Cooler 50L EOS é barulhento?

Em funcionamento o cooler marca uma intensidade sonora de 46 dBA. Na maioria das situações mal é ouvido. Se prestar atenção, porém vai perceber que há um ruído de fundo permanente na frequência de 10kHz.

EOS EFC55 50L - Imagem número 8 do post

Durante o uso ou em uma roda de conversa vai passar batido, mas o ruído é agudo e definitivamente não recomendaria dormir com o cooler elétrico no mesmo quarto.

O Cooler Elétrico Consome Muita Energia?

Carregado com alimentos, o cooler atingiu uma média de 37W. Ao longo de um dia, o consumo equivale a 0,87 kWh.

EOS EFC55 50L - Imagem número 9 do post

Cuidados com o Cooler Elétrico EOS

Alguns cuidados são válidos de se lembrar ao lidar com o cooler EOS. O primeiro deles é com movimentação: tendo um compressor dentro há gás refrigerante, e por consequência movimentos bruscos podem ser prejudiciais para o funcionamento.

Isso não inclui movimentos dentro do porta-mala de um carro, por exemplo. Entretanto, após realizar movimentos bruscos é melhor deixar o cooler descansar por uns 10 min antes de ligar para que desequilíbrios na distribuição do gás não afetem seu funcionamento ou vida útil.

A limpeza segue bem simples: um pano úmido no interior será suficiente. As paredes são quase lisas e, se necessário usar água, o compartimento maior tem um dreno.

O exterior aguenta limpezas mais “brutas”. A maioria das paredes é inteiramente plástica, permitindo lavar com água. Tenha apenas cuidado com o painel e na região do respiro do compressor (entre as rodas). A tampa também pode ser completamente removida para limpar.

EOS EFC55 50L - Imagem número 10 do post

Conclusão dos Especialistas

Este Cooler Elétrico EOS é capaz de manter uma boa quantidade de alimentos resfriados para levar em viagens e afins. A potência mais baixa do compressor (comparado ao EFC40) praticamente demanda que o cooler esteja refrigerado antes de adicionar os alimentos. O benefício, porém, é consumir menos energia, inclusive de baterias automotivas.

Ainda assim, não se demonstra como um grande ponto fraco. Seu painel poderia ser mais informativo, mas no geral o cooler refrigerado EOS faz bem o que promete, garantindo flexibilidade no uso com diversas temperaturas e portabilidade através da alça, rodinhas e função de proteção à bateria.

  • Altura (cm)

    53
  • Capacidade (L)

    50
  • Cor

    Preta
  • Largura (cm)

    68.5

Comentários