Avaliação do desidratador de alimentos Frugal SF601 | Harpyja
A Frugal Eletro está com alguns desidratadores de alimentos no mercado para completar a cozinha saudável dos fãs do slow juicer que testamos em 2019. O SF601 é o modelo médio da empresa, com 7 bandejas. O modelo menor possui 6 bandejas e o grande possui 12!

Estrutura, design e acabamento
O SF601 é um produto visualmente agradável, possui um design simples com grande parte do corpo feito em chapas de inox escovado, pesa cerca de 9,2 kg contando as grades e acessórios.
Seu tamanho lembra um forno médio, porém mais profundo. , Possui 31,5 cm de altura por 34,5 cm de largura e 48 cm de profundidade.

Nas laterais há somente alguns cortes para circulação de ar, além de dois pegadores para transporte que são um tanto rasos demais para um transporte confiável.

No geral o corpo possui um acabamento razoável: algumas das chapas de metal possuem degraus ou pequenas deformações nas junções e as chapas laterais do produto possuem leves amassados perto dos pegadores. Apesar do processo ser industrial, muito parece ainda ter um trabalho manual envolvido na fabricação.
Quando olhando de frente o desidratador é composto em grande parte por uma janela de vidro posicionada na porta do produto. Esta se prende de forma agradável ao corpo com a ajuda de ímãs deixando-a bem fixa. Ainda na porta é possível encontrar um pegador também em inox. É agradável a experiência de uso da porta, pela estrutura e também pelo peso, transmite robustez.

Quanto à interface, o Frugal SF601 possui na parte frontal superior um painel com película com 7 botões, iluminados com leds brancos de fácil visualização e bem responsivo ao toque. O acabamento do painel não é ruim, porém se apertado de cima tem um leve “jogo”. Poderia ser mais estruturado.

Na parte interna o desidratador acompanha 7 grades também em inox com cerca de 0,1 m² cada. Apesar da qualidade do material e estrutura ser boa, o acabamento das peças possui imperfeições: algumas vieram um pouco tortas e com algumas com rebarbas afiadas nas soldas entre a grade e a estrutura da mesma. Além disso o produto vem com 6 bandejas plásticas para alimentos moídos e uma grade em plástico com pequenos furos para alimentos pequenos.

Todas as paredes internas são fabricadas em aço sem nenhuma pintura. No fundo do produto está localizada a resistência e um ventilador responsável por circular o ar quente, ambos protegidos por uma grade de arame fina.

Desempenho
Pelo painel é possível selecionar 2 modos de funcionamento pré-configurados sendo eles: o modo rápido onde o produto funciona a uma temperatura de 70°C por 10 horas, ou, o modo normal onde o funcionamento é com uma temperatura de 40°C por 24 horas.
Para testar com alimentos, utilizamos fatias de banana cortadas com espessuras entre 2 mm e 5 mm utilizando as duas configurações pré definidas, no modo de funcionamento normal o desidratador entregou bananas com uma consistência mais engomada e mole enquanto no modo rápido as bananas saíram com uma consistência mais seca e crocante. Por sinal, essa consistência de crocância só foi atingida com este produto, mesmo comparando com 3 outros desidratadores. Foram feitos vários outros alimentos também como abacaxi, carnes, batata, castanhas, etc. No geral, agradou e muito os resultados obtidos desidratando em temperaturas baixas e altas.

Além dos modos pré configurados, pressionando o botão “Config” é possível fazer um ajuste mais fino tanto de tempo quanto de temperatura sendo possível selecionar a temperatura de 5 em 5 graus entre 35°C e 75°C.
Quando trabalhando na temperatura mais baixa é o onde o Frugal teve o maior erro, em torno de 4°C acima da temperatura programada. O produto é muito preciso quando usando em temperaturas mais altas, ficando com somente 1°C de erro em 75°C.

Na interface também é possível encontrar um botão destinado para mudar a temperatura de graus Celsius para Fahrenheit, e um botão Aquecer que somente liga o produto com a temperatura mínima selecionada. O botão aquecer é um pouco confuso, funcionando com o painel desligado, como se estivesse acionado com o produto desligado. Usando ele o produto trabalha sempre em 35°C.
A variação de temperatura interna, da área superior para a área inferior é quase imperceptível. Somente 2°C. A diferença maior é do fundo para a frente do produto que em alguns casos mediu mais de 3°C. Assim mesmo é pouco para ter diferença nos resultados.
O consumo varia de acordo com a temperatura escolhida. Nos testes realizados foi usado o produto em 35°C e 75°C. O produto possui 550W de potência e fica ligando de desligando ela para manter a temperatura estável. Nos testes na potência máxima o produto consome em torno de 0.46 kWh e na temperatura mínima consome 0.17kWh. É um consumo considerável levando em consideração que o produto funciona por horas e horas.
Quanto à amplitude sonora, foi possível medir cerca de 46 dBA. É um barulho baixo, que não incomodaria se ficasse ligado na cozinha o dia todo. Para aqueles curiosos, segue o áudio do aparelho em funcionamento.
Praticidade
Limpeza não é um dos pontos fortes do Frugal. As grades apesar de inox possuem diversos cantos e pontos de acúmulo difíceis de limpar. Uma dica é deixar a grades de molho antes de tentar limpar após o uso.
Na parte externa as placas de inox são como imãs de digitais onde qualquer contato já deixa uma mancha e é difícil de tirar. Durante os testes nós utilizamos um composto para polir superfícies de inox e mesmo assim o corpo continuou com diversas manchas no inox. Ainda no exterior é possível encontrar alguns vãos e cantos no acabamento que podem ser possíveis pontos de acúmulo de sujeira.

Na parte de dentro, as paredes não possuem nenhum tipo de revestimento e caso algum alimento venha a pingar no metal é possível que o mesmo manche. A vantagem é que esse tipo de produto não tende a ter respingos de gordura durante o preparo.
Para o transporte é possível guardar todas as grades e outros acessórios no interior o desidratador que possui também duas alças nas laterais, porém essas são muito rasas e encaixam somente a ponta dos dedos. Levando em consideração que o produto é um tanto pesado fica meio difícil de confiar nas alças, porém como possui pezinhos que elevam o produto é mais confiável levar o produto carregando pela parte de baixo do corpo.
Acessibilidade
Este produto não possui interface amigável para deficientes visuais. Todo o painel é por toque e não há comunicação sonora para informar o usuário do que está se programando.
Segurança
Como se trata de um produto que trabalha com temperaturas relativamente baixas, seu corpo também permanece em baixas temperaturas, sendo o ponto externo mais quente a parte de baixo do produto atingindo cerca de 72°C após uso prolongado.
Devido ao corpo ser feito em inox é recomendado que o produto seja utilizado em tomadas com aterramento, quando utilizado sem aterramento foi possível medir uma fuga de tensão de 42V o que não é tão elevado porém também não é ideal.
O cabo de força possui 100 cm de comprimento e sai da parte traseira do produto, aparenta ser de boa qualidade.

Algo interessante para saber é que a Frugal oferece 2 anos de garantia no produto.
Conclusão
O Frugal SF601 é um desidratador com uma ótima estrutura, acabamento razoável e acessórios úteis. O conjunto tem uma boa gama de temperaturas e uma interface fácil para ajustar o tempo. Para aqueles que buscam produzir uma quantidade razoável de alimentos em uma só “fornada” este desidratador atenderá muito bem. Agradou e muito os resultados crocantes em temperaturas mais altas. Só vale lembrar de que toda a produção com as grades dará trabalho de limpar, assim como a limpeza de suas paredes externas de inox.