Pontos Fortes
Design Agradável
Boa Distribuição de Calor no Forno
Boa Variação de Potência dos Queimadores
Pontos Fracos
Porta fecha com violência
Temperatura do Forno mais baixa que o selecionado
Líquidos transbordados podem infiltrar
Avaliação
Mar 18, 2025, 12:30 AM
15 min de leitura
Compartilhar



























Design Agradável
Boa Distribuição de Calor no Forno
Boa Variação de Potência dos Queimadores
Porta fecha com violência
Temperatura do Forno mais baixa que o selecionado
Líquidos transbordados podem infiltrar
A linha Diplomata da Dako já passou pela Harpyja, através de seu Forno Elétrico de Embutir. Além dele, há outros eletros de cozinha como coifas, cooktops à gás ou de indução e fogões de piso ou embutir.
Dentre os fogões da linha, há uma série de variações com modelos na cor preta ou com vidro espelhado, além de opções com 4 bocas ou 5 bocas, sendo a última opção com Chama Tripla. Nos modelos espelhados, a chama tripla fica do lado esquerdo ao invés do centro.

Ainda existe a variação Grill com a diferença na resistência superior no forno, para grelhar/dourar o topo dos alimentos e o acendimento automático. Os modelos sem grill são semi-automáticos, precisando pressionar o botão do faiscador.
Para não haver dúvidas, esta avaliação é do modelo Preto de 5 bocas e com Grill! Além disso separamos essa avaliação em duas partes entre o topo e a parte interna do fogão para melhor compreensão dos leitores.
O Fogão Dako diplomata 5Q Grill é um fogão anunciado com 100L de volume de forno. Sua construção chama a atenção principalmente para a mesa: feita de vidro temperado e pintada de preto, com detalhes em branco e vermelho.

O vidro vai além da parte onde está repousado. Se estende para acompanhar o puxador, mas com um recorte largo no centro. Agrada o visual e lembra um pouco o Dako Turbo Glass.
Algo presente nas versões Grill da Dako é um amparo de vidro temperado com uma borda curvada na região traseira, diferente dos metálicos que geralmente se encontra. A peça contribui para o visual do produto.
Se forçado na parede ele será tensionado além de deixar frestas nas laterais devido ao vidro ser curvo. O manual pede um espaçamento de 5cm da parede, reforçando que a ideia é não encostar. Por isso acaba ocupando um espaço maior de profundidade.
O fogão possui 5 queimadores:

Desde o Dakolors a marca tem deixado de acrescentar queimadores com 1000W, faz falta para quem curte preparar alimentos em fogo baixo.
Os queimadores que vimos nos modelos antigos da Dako eram fornecidos pela Sabaf, porém neste modelo houve uma migração para a Arim, uma fabricante Brasileira. São todos em alumínio fundido com acabamento torneado nas laterais, não possuem a mesma qualidade que os antigos queimadores, mas entregam um bom acabamento.

Os suportes para os queimadores ficaram coesos com o vidro da mesa. Bem presos e esmaltados na cor preta, parecem fazer parte da construção do vidro.

As trempes individuais são de ferro fundido. Pesadas e ficam bem equilibradas na mesa, porém com um pouco de folga ao redor do suporte do queimador.
Seu design permite colocar até mesmo pequenas panelas, de no mínimo 9,5 cm.

A qualidade no entanto deixa a desejar. Cada trempe com uma inclinação diferente, algumas até com um desnível considerável.
Os manípulos, feitos de PBT, um plástico para altas temperaturas, ficam localizados na mesa de vidro a uma boa altura da mesa. De certa forma são simples, mas ficam bem encaixados e firmes.
Os responsáveis pelos queimadores no lado esquerdo e o do forno ao lado direito, com o display entre eles.

No manípulo do forno temos a possibilidade de regularmos a temperatura de 190°C até 290°C, com 3 posições intermediárias: 210°C, 240°C e 270°C.
A opção Grill está no sentido oposto, permitindo a utilização de apenas uma das funcionalidades por vez.

O acendimento automático é muito prático, facilita demais se uma mão estiver ocupada segurando uma panela e for preciso acender outra boca no fogão. Lembrando que são exclusivos das versões com Grill, os modelos sem a função possuem o botão faíscador.
O Dako Diplomata requer cautelas para não transbordar líquidos na mesa de vidro, apesar dos suportes dos queimadores estarem bem presos sob ela, a peça não possui qualquer vedação.
Isso ocasiona a entrada de líquidos na parte interna. Não chega a adentrar no forno, mas é uma área que se esquecida vai acumular sujeira.

Além disso, líquidos tendem a escorrer para trás do fogão. Esse caso não é tão ruim devido ao amparo de vidro. Seu encaixe possui uma espécie de escoamento, dessa forma a sujeira não entra em lugares inacessíveis.

O problema de transbordamento não afeta os manípulos. Eles possuem vedações de borrachas, para evitar que essa sujeira entre no fogão.

Ocupando toda a frente do fogão temos a porta do forno, inteira de vidro e na cor preta, com algumas linhas em branco.
É de vidro duplo, impedindo temperaturas altas do lado de fora.

As laterais são chapas de aço pintadas de preto. Não chega a ser destoante do vidro, mas a junção entre elas deixa parafusos à mostra. Não afeta a estética do fogão, mas poderiam ter feito um trabalho melhor para esconder os parafusos.

O pegador em alumínio escovado ficou bem robusto e firme. Possui uma boa área para agarrar, é ergonômico e complementa a fachada do fogão.
Além disso, a porta possui um ponto de parada que permite deixá-lo parcialmente aberto para liberar o calor e resfriar o forno. Não é preciso deixá-lo todo aberto.

A instalação deve ser pensada para atender o usuário, e a Dako optou em colocar o cabo de alimentação na traseira direita do fogão com sua chave bivolt logo abaixo.
Já a área de instalação do gás é feita no lado oposto através de um bico de aço bem robusto e firme.

O fogão possui uma altura máxima de 96.5 cm, uma largura de 76.1 cm e uma profundidade de 62.8 cm. No entanto, quando aberta a porta o fogão, atinge uma profundidade de 116.5 cm.

Internamente temos um forno revestido de aço esmaltado, com exceção do topo do forno em aço galvanizado.
Seria bom que todo o interior fosse revestido com a camada esmaltada, mais duradoura. Com o tempo, os respingos de gordura vão se acumular no topo, podendo manchar com facilidade e até sofrer corrosão.

Bem centralizada na parte superior, encontramos o Grill e a lâmpada do forno. A lâmpada é projetada para 220V, como de costume em fogões bivolt (como este). Isso implica que ao ligar em 127V, a lâmpada terá uma luminosidade menor, ainda será possível enxergar internamente, mas com uma visibilidade menor.
O fogão possui duas grades em aço cromado, sendo uma removível e outra fixa.
Esta grade removível pode estar em 2 níveis diferentes, enquanto a fixa permanece mais abaixo e abre junto à porta, que também pode ser retirada se necessário.

As grades deslizam bem sobre o suporte do forno e travam na metade do caminho, impedindo que caiam. Para reposicionar a grade removível, incline-a para cima para liberar.
No entanto as pontas da grade poderiam estar melhor acabadas e arredondadas, ajudaria a preservar o revestimento interno do forno por um prazo maior. Como estão, as pontas podem riscar a camada ao longo do tempo.
Quando se escolhe um fogão com a funcionalidade Grill é inevitável que ocorra perdas no seu volume, já que a resistência limita a altura máxima do interior do forno.
Apesar do forno ser capaz de suportar 100L, o que bate com o declarado pela Dako, o seu volume útil é de apenas 67,49L.
Sendo assim, o Dako Diplomata Grill possui um forno capaz de suportar formas de até 61 cm de largura e 45 cm de comprimento, com a altura máxima de 24 cm.
O painel, presente entre os manípulos, serve para algumas funções:
Utilizá-lo é simples e intuitivo, os botões respondem bem ao toque. Assim que configurado o tempo, o timer desliga automaticamente a função selecionada com um aviso sonoro.

Já que não se pode usar ambas as opções, é necessária prestar atenção aos indicadores no display. Símbolos LEDs em vermelho demonstram se o timer foi programado para o forno ou grill. Se configurado para a opção errada, não irá desligar.
Muitos podem pensar que apenas ao rotacionar o manípulo para a função grill seria o suficiente para ligá-lo, porém sem a configuração do seu timer o Grill não será acionado.
Apesar de ser benéfico para segurança, a Dako poderia ter enfatizado mais sobre isso no manual, pois o que se encontra sobre é bem raso.
O forno entrega temperaturas abaixo do esperado. Em temperatura média fica mais próximo, permanecendo 7°C mais frio que a temperatura do manípulo.
Porém programando temperaturas mais baixas ou mais altas essa diferença aumenta, podendo chegar a 20°C abaixo do selecionado.
Como a temperatura interna tende a diminuir quando adicionando algum alimento no interior, esperava-se valores um pouco acima do selecionado no manípulo para entregar o calor esperado durante o cozimento. Da forma como está, irá demorar mais para terminar suas receitas.
Há mudanças de temperatura entre regiões diferentes no forno. Isso é comum. O Dako Diplomata registrou uma diferença máxima de 12°C, poderia ser melhor, mas possui uma boa distribuição de temperatura se comparado a outros produtos de mesma capacidade.
O consumo do forno segundo o INMETRO é de 140 gramas por hora. É razoável, porém pode se dizer que faltou uma eficiência melhor na queima do gás para atingir as temperaturas necessárias do forno.
Para um botijão de cozinha isso gera aproximadamente 93h de autonomia.
Com relação ao poder de aquecimento deste forno, poderia estar melhor, com a capacidade de aquecer a 200°C em cerca de 8 min. Outros modelos de capacidade similar obtiveram resultados bem superiores, atingindo a temperatura em menos tempo.
Entretanto, se não há muita pressa para pré-aquecer, pode nem sentir a diferença.

No forno, a limpeza não é um empecilho para as superfícies esmaltadas. Entretanto, o topo galvanizado vai pedir um cuidado a mais se quiser evitar manchas ou ferrugem. Isso pode ser difícil de realizar já que a resistência fica próxima da chapa e atrapalha na hora de alcançar lugares estreitos.
Falando em retirar, pode-se optar em soltar o vidro interno da porta do forno com auxílio de ferramentas, para fazer a limpeza. Seria mais prático se fosse uma espécie de presilha como em outros modelos como o Mueller Decorato Vetro.

Ao fechar a porta, vale prestar atenção para não esmagar os dedos se estiver nas extremidades. A porta pode ser violenta ao fechar.
Essa mesma região também deve ser repensada já que não possui qualquer tipo de apoio sobre ela, dessa forma apoiar muita força sobre esse canto pode estourar o vidro.

Quando utilizando as temperaturas no máximo, os fogões tendem a sobreaquecer, e com o Dako as temperaturas mais altas foram registradas nas laterais próximas à porta. Com no máximo 82°C chega a ser alto e é necessário ter atenção!
A frente da porta a temperatura pode chegar aos 104°C, outra região que é bom de manter a atenção.
Na superfície da mesa, região dos manípulos, não houve temperaturas elevadas e o mesmo ocorreu para o pegador. Nas áreas que há contato, as temperaturas permaneceram mais baixas.
Os manípulos que estão mais perto dos queimadores ficam a uma boa distância com 17,5cm, até mesmo com panelas mais largas de 25cm dá um bom espaço para utilizá-los.

Além disso, a distância entre os queimadores é boa, com uma mesa larga, a Dako soube distribuir sobre a mesa. Assim dá mais liberdade de operar com mais número de panelas.
As trempes permanecem estáveis sobre a mesa, apesar de terem um pouco de desnível nos apoios.
Com um item de segurança importantíssimo para o fogão, a Dako inclui um Corta Gás, evitando vazamentos de gás na região do forno para quando houver algum apaziguamento das chamas. Para acender o forno é necessário manter o manípulo pressionado por 10s.
O fogão Dako Diplomata Grill traz algumas melhorias em relação a seus modelos anteriores, com um timer mais prático de usar que o Dakolors (embora não esteja perfeito) e trempes de ferro fundido mais estáveis. Porém entrega temperaturas mais baixas do que o esperado e um poder de aquecimento menor em relação a outros modelos da própria marca.
Sua função Grill beneficia quem gosta de dar toques finais aos preparos de alimentos ao custo de um fogão menor em altura. Além disso o fogão chama a atenção pela sua mesa de vidro, que no entanto, traz riscos sérios a segurança devido ao seu design e a violência da porta.
Acendimento
Acessórios e extras
Altura máxima - ponto mais alto (cm)
Altura mesa (cm)
Comentários


