Avaliação da Geladeira Brastemp Frost Free French Door BRO85 554L
Quando se trata de geladeiras, a Brastemp é um dos grandes fabricantes brasileiros desde o século passado. Atualmente são quase 40 modelos de geladeira Brastemp diferentes no catálogo, variando tecnologias, tamanhos e cores para atender diversos tipos de gosto e orçamentos.
A configuração que temos aqui é tipicamente chamada de “french door”: duas portas, e o freezer como uma única porta embaixo. Além de ser frost free e também possuir a tecnologia inverter, que economiza energia.
Pode ser encontrada em branco, aço inoxidável, ou na cor que estão chamando de "black inox". Uma pintura mais escura sobre o metal natural. Este que testamos é o BRO85AK, na cor original do aço inoxidável.

Essa geladeira Brastemp é uma das maiores que a marca possui no momento, com 554 Litros. Somente as versões grandes de duas portas são maiores, chegando a 588L de volume! Há ainda aquelas com dispenser automático nas portas, algo não presente aqui.
Imagem do modelo com dispenser e do modelo duas portas com 588 L de volume.
Design e Construção da Geladeira Frost Free
Esta geladeira Brastemp traz uma estética elegante e minimalista, com toda a estrutura frontal em aço inoxidável escovado e cantos completamente metálicos e retos.
As dobras e encontros entre as peças estão muito bem feitas, transmitindo a imagem de um produto de alto padrão.
As laterais da geladeira são mais escuras com as chapas metálicas pintadas em cinza puxando para o marrom. Por mais que esteja longe da cor das portas, combina.
A unidade com as faces laterais expostas ficará visualmente agradável em uma cozinha com eletros em inox. No geral o acabamento externo agradou, sem nada “fora do lugar”.

No centro das duas portas do refrigerador estão puxadores largos de alumínio, transmitindo robustez e classe para o produto. Para casar o encontro entre as peças de metais diferentes, a Brastemp fez um detalhe cromado no encontro do pegador com o corpo de inox. Dá um charme extra para o produto.
O Refrigerador
Portas do Refrigerador
A porta do lado direito é bem leve, abrindo com menos de 2 quilos de força. A porta de esquerda possui a borda extra para realizar a vedação entre as portas, e esse mecanismo acaba deixando a porta mais pesada tanto para abrir quanto para fechar.
Chega a exigir mais que o dobro de força para abrir a porta da esquerda. Acaba virando uma questão de costume, mas é mais pesada do que uma porta comum de geladeira.
A construção interna é boa, com as típicas paredes em plástico termoformado e as prateleiras da porta em plástico cristalino (provavelmente acrílico).

São quatro prateleiras em cada porta, sendo duas com haste para poder separar alimentos. Agradaram, pois a maioria das prateleiras têm uma boa altura de parede, permitindo alocar garrafas altas com segurança em quase todas elas.

Prateleiras
Algo que não vai agradar alguns é a falta de flexibilidade para reorganizar as prateleiras tanto do interior quanto da porta. Basicamente a posição em que cada peça vem, é sua posição fixa. Dá para remover, mas não há local para relocar. Apesar disso, dá para se dizer que a posição escolhida para as peças está boa.

Abrindo as portas, há três prateleiras grandes de vidro e uma gaveta. Cada peça ocupa a largura completa do refrigerador.
A Brastemp se destacou ao colocar prateleiras de vidro temperado com 6 milímetros de espessura na cavidade interna. São peças para aguentar muito peso, pois normalmente vemos refrigeradores com prateleiras de 3 milímetros!

Em todas as prateleiras há uma borda plástica com um detalhe metálico que, visualmente agradou, além de delimitar melhor a posição dessa peça transparente.
Fora esses detalhes a Brastemp BRO85 tem uma bandeja simples de acrílico para uma dúzia de ovos, que é para ser usada nas prateleiras grandes internas.
Gaveta de Legumes
A gaveta para legumes é grande, larga, com 37 Litros de volume. Ela desliza com facilidade, prática de abrir e fechar.
A Brastemp também inseriu uma prateleira extra bem rasa que fica sobre as laterais da bacia, permitindo colocar alimentos mais delicados e pequenos na gaveta, sem se perder dentro da área grande. A peça extra ajuda, e é fácil movimentá-la dentro da bacia.

O que não agradou é a ausência da borda com detalhe metálico na parte superior.
Essa borda ajudaria a dar mais estrutura para a gaveta que é uma peça grande e acaba ficando levemente curva, perdendo parte de sua estética.
Além disso, ressaltaria a peça transparente que se perde de vista em momentos. Suas laterais são frágeis e podem quebrar ao fechar a porta caso esteja puxada.
Tomem cuidado ao limpar o produto para não fecharem a porta com a bacia aberta.
Algo diferente desta unidade é a ausência de um compartimento extra frio, algo que vemos com frequência em vários refrigeradores atuais. Outra peculiaridade é que a área mais fria do refrigerador é a gaveta, que tipicamente é usada para frutas e legumes.
Normalmente essa área não é tão fria, justamente para abrigar esses alimentos. Vai exigir que os usuários se habituem com a área, pois em alguns casos as folhas de algumas hortaliças poderão queimar ali dentro.
Uma funcionalidade que vale mencionar, e fica bem discreta neste refrigerador, é o filtro de odores, atrás da bacia. É uma peça simples, provavelmente de carvão ativado. O filtro pode ser encontrado com facilidade para substituição, porém apesar de simples custa em torno de R$40!

Volume do Refrigerador
O volume do refrigerador é grande, sendo anunciado com 377 Litros. Apesar disso, o aproveitamento dessas regiões nunca é 100%.
Incluindo as prateleiras, portas e gaveta chega a marcar 361 Litros disponíveis para refrigerar. Praticamente 96% do volume declarado é útil, um índice ótimo considerando todos os compartimentos.
O Freezer
Porta do Freezer
A porta do freezer abre da esquerda para a direita, como grande parte das geladeiras do mercado. É uma porta grande, mas leve para abrir.
Já conta com pequenas prateleiras, bem finas. Podem ser usadas para acomodar alguma caixa de alimento congelado pronto. Por essa característica tem sua utilidade limitada.
Na porta, a Brastemp também colocou um espaço para gelar taças com um encaixe da base para deixá-las de cabeça para baixo.

Experimentamos algumas peças e atendeu o propósito. É possível colocar peças com uma haste de até 8,5 centímetros.
É importante lembrar que para conseguir abrí-la por completo é necessário ter pelo menos 82 centímetros de espaço na frente, para dar o espaço de rotação completa.
Interior do Freezer
Aqui todas as prateleiras são plásticas: algumas de acrílico e outras de polipropileno, (um plástico flexível, com pouca chance de quebrar mesmo que esteja gelado ou seja derrubado).
O freezer segue o mesmo padrão do refrigerador, sem dar liberdade para mudanças nas posições das prateleiras. Assim mesmo foi feito para que o espaço interno seja otimizado ao máximo.
Na cavidade interna há uma área exclusiva para a fabricação de gelo, e logo ao lado uma prateleira grande que pode facilmente ser puxada para acessar os alimentos dentro.
Embaixo disso vem duas gavetas, de alturas similares, porém a inferior tem uma profundidade menor devido ao espaço necessário para o compressor que fica na área externa traseira da geladeira. Essa configuração de gavetas é interessante para aproveitar o espaço do freezer, permitindo empilhar alimentos sem o risco deles caírem.

O resultado é que a cavidade do freezer é bem aproveitada. São 150 Litros de volume útil, em relação aos 177 Litros anunciados.
Formas de Gelo
Á área para fazer gelo é composta de três conjuntos de peças:
- uma bacia para coletar o gelo,
- um par de forminhas de gelo
- um reservatório de água
O reservatório é diferente e bem interessante. O usuário o remove por completo para encher de água e, quando colocado em seu lugar, despeja a água na quantidade certa dentro das formas de gelo.

Assim não há necessidade de ficar equilibrando as formas cheias de água para não derramar. A solução funciona muito bem.
As formas soltam os cubos de gelos dentro da bacia quando rotacionadas. É um mecanismo já comum nesse tipo de aparelho e realmente cumpre o seu propósito.

Iluminação da Geladeira Frost Free
Esta geladeira vem com iluminação tanto no refrigerador quanto no freezer. Ambas áreas tem uma ótima intensidade de luz. É uma luz branca, fria, em torno de 6000K.
A iluminação no freezer sai do topo apontando para baixo. É possível ver todas as prateleiras e também ilumina as portas.
A iluminação do refrigerador é feita por duas lâmpadas de LED: uma vindo de cima para baixo e outra na lateral direita da cavidade, próximo da porta, iluminando para o lado esquerdo.
É uma luz de ótima intensidade, permitindo enxergar tanto a cavidade quanto as prateleiras das portas. Agradou.
Painel da Geladeira Brastemp
A interface dessa Brastemp fica na porta direita, bem à altura dos olhos. Todo o controle da geladeira é feito nessa área, não há nenhum ajuste interno, tudo é feito pelo painel.
A peça é preta, com indicadores e botões sensíveis a toque muito bem alinhados com a chapa metálica do refrigerador. A interface agrada e é fácil de entender, sendo possível selecionar individualmente entre 3 temperaturas para o freezer e o refrigerador.

Funções da Geladeira French Door
Também há modos específicos de funcionamento para o refrigerador como: modo Compras, Festa ou Férias.
Assim que uma destas funções é acionada, as opções de temperatura do refrigerador são bloqueadas. Depois de desabilitadas, a unidade volta para a condição de temperatura selecionada previamente.
No modo Compras a unidade trabalha na potência máxima por 3 horas.
No modo Festa irá fazer a mesma coisa, mas estenderá o tempo por 6 horas.
No modo Férias, a unidade vai trabalhar na potência mínima até que a função seja manualmente desligada.
O freezer também tem funcionalidades diferentes como: Gelo Rápido e opções para acelerar o congelamento na primeira prateleira (Turbo 10, Espumante e Lata).
Quando selecionado o Gelo Rápido, vento frio será direcionado para as bandejas de gelo, acelerando o processo de formação.
Na função Turbo, esse vento irá para a prateleira superior e pode ficar 10, 30 ou 70 minutos, de acordo com as opções Turbo 10, Espumante ou Lata, respectivamente.
Além destas existe a opção para Travar o Painel e uma indicação luminosa para caso a porta tenha ficado aberta por mais de 2 minutos.
Por sinal, essa geladeira frost free tem detecção de porta aberta para todas as portas, inclusive o freezer. Alguns refrigeradores que testamos no passado somente percebiam a abertura da porta do refrigerador
Desempenho da Geladeira Brastemp
Consumo de Energia da Geladeira Inverter
Este refrigerador possui um controle do compressor por inversor de frequência, normalmente chamado de “inverter”. Com isso é possível reduzir o consumo de energia da unidade em relação a um típico refrigerador que funciona com liga/desliga.
Nos resultados observados, o inverter tem um controle razoável, porém quando está chegando na temperatura desejada acaba entrando no modo liga/desliga.
Isso acontece pois seu limite de funcionamento com controle é em torno de 66W. Seria interessante se controlasse até uma potencia mais baixa, pois assim reduziria as flutuações de temperatura.
Ainda assim, se comparado com o Samsung que testamos recentemente, o sistema de controle é similar. Parece ser uma limitação da tecnologia no momento.
Este Brastemp é declarado com 56.6 kWh/mês de consumo, um valor bom para um produto com volume acima de 500 Litros. Comparando com as diversas outras geladeiras já testadas, está fica entre os mais econômicos considerando seu tamanho.

Ciclo da Geladeira Frost Free
Apesar do compressor e do controle serem bivolt, o produto em si não é. Provavelmente devido à resistência para fazer o degelo.
Por sinal, a unidade frost free utiliza uma resistência em torno de 230W para fazer o descongelamento no freezer a cada 38 horas.
Essa ação contínua gera um consumo bem baixo no mês, em torno de 1 kWh somente.
Controle de Temperatura da Geladeira Brastemp
A distribuição de calor do freezer é ótima, tendo uma variação muito pequena entre as diferentes regiões no interior. Alimentos colocados nas gavetas terão em média uma flutuação abaixo de 1°C da temperatura programada.
É possível programar três temperaturas para o freezer, e elas tem uma boa distinção entre si. Na potência máxima, a temperatura média do freezer fica em torno de -26°C e na potência mínima em torno de -16°C. Flexível para agradar a todos.
Pode-se dizer o mesmo para o refrigerador. A potência máxima do refrigerador deixa a temperatura interna em torno de 0.5°C, enquanto a potência mínima marca em torno de 7.5°C. Pessoalmente, me agrada mais a temperatura média, girando em torno de 5°C.
Vale ressaltar que as temperaturas dos cantos são mais frias que no centro das prateleiras do refrigerador. Chegou a dar em torno de 3°C de diferença entre os cantos versus o meio. Não é dos piores resultados, mas poderia ter uma distribuição melhor. Até dá para dar um desconto devido às prateleiras serem bem largas.
Essa Geladeira Brastemp é Barulhenta?
A amplitude sonora com o produto fechado foi razoável. É mais alto que os outros modelos avaliados e, apesar de não incomodar, esperávamos um resultado melhor.

Porém, apesar de detectarem a porta aberta, não desligam o ventilador quando isso acontece. Então a amplitude sonora que está em torno de 39 dBA com a geladeira fechada vai para 47 dBA quando a porta abre.

Isso acabou pesando seu resultado de ruído. Outros produtos fazem o desligamento nesse momento exatamente para poupar o usuário do barulho extra.
Limpeza da Geladeira French Door
A limpeza frontal não é complicada, mas vale evitar qualquer material abrasivo, pois o inox escovado demonstra riscos com muita facilidade.
O painel de controle parece ter uma face feita de acrílico então também tem que tomar um bom cuidado extra para não riscar à toa.
As prateleiras são removíveis. É necessário deixá-las em ângulo e abrir as portas em torno de 110° para conseguir retirá-las, mas é possível.

É importante cuidar com as prateleiras, pois elas tem cantoneiras somente atrás e na frente. Evite bater as laterais quando apoiar no chão. Pelo menos a Brastemp colocou as cantoneiras da frente e de trás até o fim do vidro, algo que a Samsung pecou em seu produto.
Apesar de ser um conjunto bem pesado, não é difícil de mover, possui rodas nas quatro extremidades. Cuide quando empurrar a geladeira contra a parede, pois a serpentina fica exposta atrás e é uma área mais delicada.

Segurança e Instalação da Geladeira Frost Free
Como a serpentina não está embutida no corpo do produto, as laterais trabalham frias. Diferente de alguns produtos que já testamos, como os refrigeradores da Consul que batiam temperaturas altas nas laterais, aqui não é o caso.
Junto com as rodas da frente, vem também dois pezinhos para travar a geladeira no chão e evitar de deslizar quando abrindo as portas. Funcionam bem.

O cabo de alimentação sai da parte inferior direita e tem 1,55 metros de comprimento, na maioria dos casos vai chegar a uma tomada com facilidade.
Como é uma unidade larga, a empresa envia junto com o produto uma chave allen para permitir a remoção dos puxadores. Com isso é possível ganhar em torno de 5 centímetros.
Considere que a geladeira só vai passar em uma porta de 80 centímetros de largura que abra bem.
No pior dos casos é possível também remover as portas, desta forma se ganha quase 10 centímetros a mais. Só vale cuidar bastante ao desconectar, pois a porta direita abriga toda a comunicação eletrônica com o produto.
Conclusão dos Especialistas
A Brastemp entregou um refrigerador com uma estética elegante, bom acabamento e prateleiras robustas que aguentam muito peso. Com um bom consumo, boa iluminação e uma variação individual de temperatura, imagino que agrada grande parte da população. Resta saber se a flexibilidade das paredes e o ruído alto em porta aberta é algo que incomodaria. O que acham?