Avaliação do Liquidificador KitchenAid Pure Power
A KitchenAid é uma das mais tradicionais e reconhecidas marcas norte-americanas, há décadas chamando atenção com sua batedeira icônica. No Brasil isso não é exceção, mas também ganham destaque no segmento de liquidificadores, e o mais recente de seu catálogo é este liquidificador KitchenAid Pure Power.
No passado, avaliamos os 2 liquidificadores que compõem seu catálogo: o KitchenAid K400, modelo que se mantém no topo da categoria de liquidificadores avaliados; e o K150, sua versão simplificada. Avaliando o portfólio da marca, o Pure Power e o K150 ocupam posições parecidas, o que seria contraditório.

Por isso, é possível que a KitchenAid esteja planejando substituir o K150 pelo Pure Power. Permitindo à marca ter um liquidificador em outra faixa de preço que sai completamente da sombra do K400, algo que o K150 não consegue pela similaridade em design. Por hora, é apenas especulação.
Design e Construção do KitchenAid Pure Power
A base deste liquidificador Kitchenaid segue o padrão dos outros, se assemelhando a um bloco de laterais curvas. Desta vez, com o topo completamente plano e a faixa com a logo da KitchenAid surgindo como detalhe próximo ao encaixe com o copo.

No geral o design é bem limpo, com a faixa sendo usada de forma bem mais sutil. Seu cinza orna com os botões de funções pré-programadas e o seletor.
O Pure Power pode ser encontrado em quatro cores:
Porcelain White, exclusiva do site KitchenAid,
Matte Black,
Charcoal Grey, e
o tradicional Empire Red; única opção lustrosa, enquanto os outros são foscos.

Seu corpo é totalmente em plástico rígido, assim como o K150 (o K400 é metálico). A qualidade de construção é alta, tornando quase imperceptível o encontro entre as peças do corpo.
Entretanto, o que chama mais atenção continua sendo a região de contato entre o copo do liquidificador e seu corpo. Essa área inclui várias peças de borracha coinjetada, criando transições impecáveis entre plástico e borracha.

Este fato, além de melhorar a estética, reduz as vibrações e ruídos gerados ao bater. São acréscimos de qualidade que não aparecem na maioria dos produtos, mas surgem em todos os modelos de liquidificador KitchenAid avaliados.
Velocidades e Programas do Liquidificador KitchenAid
Um ponto de destaque no KitchenAid Pure Power é seu seletor de velocidades. Apesar de ser grande, texturizado e ter uma aba; todos fatores que auxiliam a pegada, outra coisa o torna mais relevante.

Aqui são apontadas 10 velocidades, mas a realidade é diferente. O liquidificador KitchenAid Pure Power possibilita posicionar entre as opções, funcionando na velocidade 2 e meio, por exemplo.
Este mesmo sistema de seletor contínuo foi visto apenas no KitchenAid 400. É completamente diferente da maioria dos liquidificadores do mercado. Girar no sentido oposto aciona o Pulsar.
Logo acima conta com 4 botões e indicadores LEDs:
On / Off, proíbe o funcionamento até ser pressionado
Smoothie, aumenta gradativamente a velocidade e a mantém alta para vitaminas
Ice Crush, uma série de pulsos em velocidade média para moer gelo
Clean, adicione água morna e 2 gotas de detergente para colaborar na limpeza

Infelizmente toda a escrita do painel está em inglês. Ao menos, a serigrafia permanece bem legível e sem indícios que pode sair.
Jarra do Liquidificador KitchenAid Pure Power
A jarra do Pure Power é plástica, assim como a dos outros liquidificadores KitchenAid. Isso significa que é preciso ter certo cuidado para evitar riscos. O material escolhido dessa vez para a jarra é Tritan, muito resistente a impactos, livre de BPA e pode ser usado com alimentos quentes.

Esse mesmo material é usado por outros liquidificadores, como Philips Walita Ri2244, o próprio KitchenAid K400 e o Ariete Blend&Heat.

Na lateral possui uma alça larga e segura, permitindo boa pegada. Fica limitada, porém por uma única opção de encaixe no corpo.

Isso acontece por conta das travas de segurança da unidade, que a jarra esteja sempre posicionada com a alça para a direita. Favorece os destros, porém muitos liquidificadores permitem mais de um encaixe para também incluir os canhotos e facilitar o uso. O K150 permitia 2 encaixes, e o Walita RI2242 aceita 4 encaixes.
Ao total a jarra do Pure Power comporta 2,64 Litros até a boca. Em funcionamento, são cerca de 2,1 Litros, mas é melhor se manter no nível máximo de 2 litros marcado na jarra. Assim terá mais certeza que não irá espirrar.
Estas marcações em mililitros na lateral da jarra são bem precisas para auxiliar em receitas. De outro lado aparecem também em copos/onças (medida usada principalmente nos Estados Unidos).
Tampa do KitchenAid Pure Power
A tampa segue a estratégia de inserir vários anéis de silicone para melhorar a vedação e o resultado funciona. A vedação da tampa é praticamente perfeita, com líquidos vazando apenas pela abertura feita para a tampa dosadora no topo.

Esse ponto de abertura é deixado propositalmente, evitando que o interior acumule pressão. Se torna ainda mais importante ao lidar com alimentos quentes, por isso a escrita “Heat Release Vent” no topo.

Apesar dos 3 anéis de vedação, fechar ou abrir a tampa não causa dificuldades. Modelos como o Oster OLIQ520 dificultam bem mais. O processo é facilitado pela aba logo acima da alça.
Assim como o encaixe, a tampa tem somente uma orientação de encaixe. Sendo limitada dessa vez pelo formato que acompanha o bico da jarra.
A tampa dosadora conta com medições precisas de 30 e 45 mL e a logo da KitchenAid no topo. As lâminas não são removíveis.

O Liquidificador KitchenAid Pure Power É Bom?
Há uma variação de 81% entre sua velocidade mínima e máxima. Isso faz com que o liquidificador KitchenAid Pure Power tenha enorme flexibilidade na escolha de velocidades.

Cada velocidade marcada no painel é suficientemente diferente entre si, e distantes o bastante para justificar velocidades intermediárias.
Isso torna seu seletor contínuo não apenas um adicional descompromissado porém algo que efetivamente mais que dobra o número de velocidades disponíveis.
É o segundo liquidificador com maior resultado nesse quesito, atrás apenas do K400. Indo de pouco menos de 3000 rotações por minuto para quase 16000 RPM, fica na frente de grande parte dos liquidificador do mercado, que atingem de 20 a 30%
Isso significa, na prática, que o Pure Power é capaz de entregar diferentes cortes aos alimentos, dependendo da velocidade.
O KitchenAid Pure Power também atingiu valores altíssimos na movimentação de alimentos no interior da jarra. Seus resultados são comparáveis com os melhores já avaliados: Walita RI2242 e KitchenAid K400, ficando pouco atrás do Ariete Blend&Heat.

Isso se traduz em cortes com maior qualidade e homogeneidade. Algo visto diretamente ao bater sucos.
Fazendo Sucos no KitchenAid Pure Power
Preparando sucos, esse liquidificador KitchenAid fez um trabalho muito bom. Mesmo que sejam frutas maiores, o corte é fino e deixa poucos pedaços maiores.

Em cada teste realizado, o total de bagaço acumulado ao final não totalizou 1 grama. O resultado impressiona.
O Pure Power se prova superior a praticamente todos os outros testados no corte de sucos e não fica muito atrás do KitchenAid K400.
Fazendo um paralelo com a função Smoothie, não vimos muita diferença no resultado contra simplesmente deixar o liquidificador Pure Power por 30 segundos na velocidade máxima. Como ambos foram mais do que satisfatórios, pode-se utilizar ou não dependendo da praticidade envolvida.
Triturando Gelo com o Liquidificador KitchenAid Pure Power
Os bons resultados seguiram ao trabalhar com gelo ou frutas congeladas. Suas lâminas largas moeram tudo em poucas pulsadas. O mesmo comportamento se repetiu na função Ice Crush.
No final, da forma de gelo restou apenas neve. Procurando entre os flocos, encontrou-se dois pedaços maiores de gelo. Ainda assim, do tamanho ou inferior a uma moeda de 50 centavos.

Na dúvida, diria pra usar a função Ice Crush. Entregou resultados um pouco melhores que pulsar manualmente, e você pode deixá-la trabalhar sozinha.
Batendo Massa de Bolo no Pure Power
Ao bater massa no liquidificador KitchenAid, não enfrentamos nenhum problema, pelo contrário. Bater a cenoura com os ingredientes líquidos durou poucos segundos, e nenhum pedaço maior havia restado.
Mesmo adicionando toda a farinha e açúcar de uma só vez, o Pure Power conseguiu misturar tudo com facilidade e sem ajuda. Até forçamos o motor, colocando-o na velocidade máxima com todos ingredientes secos quando o padrão seria trabalhar nas mais baixas.

Nesse caso, embora o liquidificador tenha excedido os 1600W, não houve qualquer indício de que ele estivesse “sofrendo”. Reforçamos também, que isso não é comum ou aconselhável de realizar.
O liquidificador KitchenAid é anunciado com 1200W, e operando nas velocidades baixas (que é suficiente para a massa) marcou por volta de 280W. Fica provado que o motor trabalha com folga.

Pasta de Amendoim no KitchenAid Pure Power
Com o resultado alto de movimentação de alimentos e facilidade ao lidar com massa de bolo, esperávamos que o Pure Power preparasse uma boa pasta de amendoim.
Isso, porém, não aconteceu. Mesmo com sua baixa velocidade mínima (comparado com outros liquidificadores) os grãos são jogados para os cantos, fugindo do alcance das lâminas.

Esse liquidificador KitchenAid falhou para pequenas porções, assim como outros modelos de alto padrão que apresentaram dificuldade (Ariete Blend&Heat, KitchenAid 150 e K400). Entretanto, talvez seja capaz de preparar maiores quantidades de alimentos (o teste utiliza 200g de amendoim).
No geral, liquidificadores não se saem bem nesse teste, são os processadores que realizam o trabalho muito bem. Para entender o motivo, veja: Quando Usar o Liquidificador ou o Processador?
O Liquidificador KitchenAid Pure Power Faz Muito Barulho?
Na verdade o KitchenAid Pure Power registra entre os ruídos de funcionamento mais baixos de todos os liquidificadores avaliados.
Quando ligado na velocidade máxima são 82 dBA, equiparável a modelos como Ariete Blend&Heat, Walita RI2242 e os outros liquidificadores KitchenAid. Entretanto, a velocidade mínima do Pure Power marca cerca de 61 dBA, valor extremamente baixo e só superado pelo KitchenAid K400.


Como Limpar o KitchenAid Pure Power?
Com o corpo todo plástico, o mais simples a se fazer é passar um pano úmido. As faces planas e curvas suaves facilitam, eliminando locais de difícil acesso na maioria dos lugares.
Entretanto, a região onde a jarra faz contato com o corpo do Pure Power é um local mais complicado. Um pano é suficiente, mas os pontos de apoio da jarra bloqueiam o acesso aos cantos. Farinha, por exemplo, pode acumular e é difícil de tirar. O mesmo acontece em todos os liquidificadores KitchenAid.
Essa mesma área, dessa vez na jarra, também é problemática. Para se encaixar bem, a região conta com várias curvas fechadas. Não fica sempre em contato com alimento, mas se cair algo ali, vai ser chato de tirar.

Para limpar essa parte e o restante da jarra, o melhor a se fazer é evitar o lado abrasivo das esponjas. O Tritan é bem resistente a impactos, mas continua sendo riscado como outros plásticos. Se não preservar a jarra, logo perderá a transparência, ficando fosca.

Ademais, como as lâminas do KitchenAid Pure Power não são removíveis, vale prestar um pouco mais de atenção. O lado positivo é não serem pontiagudas ou serrilhadas. O fundo da jarra não tem ângulos de difícil acesso, o que contribui.

Já quando for limpar a tampa, cuide dos riscos. Embora seja opaca, o PP é um plástico mole. Riscados vão aparecer, ainda mais no interior lustroso do que no exterior fosco. Fique ciente de enxaguar bem os anéis de vedação. Como são próximos uns dos outros, há chance de guardarem sujeira sem que você perceba.
A KitchenAid sugere o uso da função Clean, com a jarra preenchida pela metade de água morna e 2 gotas de detergente. Ajuda a retirar o excesso no entorno das lâminas. Também explicita a possibilidade de colocar a jarra e tampa na prateleira de cima da lava louças.
Os materiais devem aguentar o calor, porém fazer isso vai aumentar a chance de riscá-los.
É um Liquidificador KitchenAid Seguro?
Alguns pontos positivos notados durante seu funcionamento são seus dispositivos de segurança, que impedem de ligar o KitchenAid Pure Power em algumas condições.
O exemplo mais perceptível é a trava física que só liga o liquidificador KitchenAid com a jarra em seu lugar. Essa é presente em vários outros liquidificadores, mas há outros passos.

Dentre eles, a necessidade de apertar o botão On / Off para ligar a unidade. O último é a necessidade de retornar o seletor para o zero para que ele funcione.
Essas são proteções a mais que podem significar muito se o liquidificador tende a ficar acessível num local com crianças. Seria legal que houvesse uma trava para garantir que a tampa está fechada, como no Ariete Blend&Heat, mas aqui já são várias camadas.

Por isso, é preciso ligar o KitchenAid Pure Power na tomada, conectar a jarra, apertar o botão On / Off e retornar o seletor para a posição Zero antes das lâminas começarem a girar.
Além disso, em funcionamento sua base larga e com pés de borracha garante mínima vibração. Os únicos momentos em que o liquidificador chegou a se mover aconteceram durante os primeiros segundos do preparo de sucos com frutas inteiras. Situação improvável de manter a estabilidade.

O cabo de alimentação tem saída pela traseira com 89 centímetros de extensão. Poderia ser um pouco maior, mas está na média. Não há lugar para enrolar o cabo.

A KitchenAid oferece 3 anos de garantia no liquidificador Pure Power.
Conclusão dos Especialistas
O Liquidificador KitchenAid Pure Power trouxe excelentes resultados com diferentes preparos esperados de um liquidificador, funções pré-programadas que performam bem, baixo ruído e boa construção. Sua performance com sucos e a flexibilidade do seletor de velocidades são pontos fortes da unidade que a colocam com ótimo custo benefício entre os liquidificadores das faixas mais altas de preço.