Pontos Fortes
Produz uma tela de 200 polegadas
Pontos Fracos
Qualidade do áudio deixa a desejar
Ajuste de keystone e foco manual
Ajustar o keystone piora o foco nos cantos
Avaliação
Produz uma tela de 200 polegadas
Qualidade do áudio deixa a desejar
Ajuste de keystone e foco manual
Ajustar o keystone piora o foco nos cantos
Desempenho
Design e construção
Usabilidade
Limpeza
Som
Outros Pontos
É impressionante a velocidade que aumenta o número de produtos oferecidos pela Multi. Já tem mais de 6000 produtos! Somente na categoria de projetores eles já tem 5 modelos disponíveis. Assim mesmo, todos os modelos são considerados simples, inclusive este testado: o PJ005.

O design é leve: branco e preto sem muitos detalhes, mas agradável ao mesmo tempo. É praticamente inteiro em plástico fosco rígido (ABS) com bom acabamento.

No topo há dois anéis, um para ajuste de foco e outro para ajuste de keystone. São peças com ressaltos para facilitar o atrito com os dedos, mas poderiam ser um pouco mais leves para facilitar o ajuste fino.
Também na área superior é onde estão os botões para ligar/desligar e navegar pelas telas do produto. Aqui a Multi disponibiliza 8 botões, possibilitando ir para cima, para baixo, para os lados, entrar, voltar e acessar menu. Pode não ser tão prático pela disposição dos botões, mas o fato de ter um controle na própria unidade é um ponto positivo. Muitos projetores basicamente vem somente com um botão de liga/desliga neles.

O cabo de alimentação encaixa na lateral. Ele tem 1,5 metros e pode ser desconectado totalmente do produto, o que facilita guardar ou transportar. Logo ao lado há uma porta para entrada de ar. Dentro há uma telinha plástica simples que pode ser removida para uma limpeza completa. Pode ser que contenha parte do pó, mas são furos que provavelmente deixarão ainda entrar muita coisa.

Atrás é onde fica o auto falante e mais uma porta de entrada de ar com telinha. Essa porta é bem mais chata para abrir, mas também é similar à outra, com o mesmo tipo de filtro.
Atrás também tem no canto um receptor para infravermelho, discreto e com bom acabamento.

Na frente tem mais um receptor de sinal do controle remoto e a saída de imagem. O produto vem com uma tampa para a lente que encaixa bem no local.

Na lateral esquerda é onde ficam as entradas e saídas. Há uma entrada HDMI, duas portas USB, uma entrada AV e uma saída para fones de ouvido. Para usar a entrada AV vem junto com o projetor um adaptador de P3 para RCA. Esse é o primeiro projetor que aparece na Harpyja com essa opção. Hoje em dia pouca gente usa esse tipo de entrada, pois a resolução é extremamente baixa (640x480).

O conjunto vem com um controle remoto por infravermelho, um cabo HDMI de 145cm e um adaptador RCA para P3.
O controle remoto é simples, mas atende o propósito devido à simplicidade do software.

O software deste projetor Multi é mais simples que os outros que já avaliamos. Basicamente é para configurar a tela, acessar as entradas de dados seja HDMI ou USB, e também poder rodar fotos e vídeos do USB. Há um aplicativo para espelhar o celular no projetor, mas somente funcionou com o iOS. No Android não foi possível achar o celular na rede. Não é possível instalar outros aplicativos.

É possível conectar ele no WiFi 2,4GHz, 5GHz e via Bluetooth, porém só enxergamos a utilidade dessa última opção para usar com o espelhamento de tela do smartphone.
Na parte inferior do produto há quatro pezinhos de borracha de boa qualidade, deixando a unidade muito estável. Há um pézinho extra com rosca metálica para erguer a frente do projetor, podendo colocá-lo com até 10° de inclinação. Nessas condições é feito a correção do trapézio que se cria na imagem através através do ajuste de keystone.
Este projetor tem um brilho forte pela faixa de preço onde se encontra, porém a distribuição desse brilho na tela não agradou. Chega a dar praticamente 50% menos brilho nos cantos versus o centro!
O ajuste de foco, apesar de manual, é simples. Assim mesmo, não será possível garantir o foco no centro e nos cantos ao mesmo tempo. Por alguma razão o lado esquerdo acaba ficando consideravelmente mais desfocado que o lado direito. Caso não seja feita a correção de Keystone o foco no lado direito é muito bom, chegando a quase os cantos da tela.
O ajuste de keystone (trapézio) é feito de forma mecânica, algo pouco comum hoje nos projetores. É simples de fazer a correção manualmente, porém nessa compensação causa um grande desfoque nas laterais. O centro permanece focado, porém no topo e embaixo fica extremamente desfocado, ao ponto que diria que vale mais a pena ver sem ajuste de trapézio.
O ideal mesmo é colocar o projetor em uma altura que não necessite compensar o ângulo e assim nem necessite do ajuste de trapézio. Essa é a melhor condição do produto.
Este Multi é um bom projetor para fazer uma tela grande. Chegou até 202 polegadas até não ser mais possível focar. É necessário quase 6 metros para fazer isso, mas assim mesmo, para quem tem o espaço é uma opção. A distância mínima para ter uma tela focada é 1,2 metros. Basicamente este Multi fornece em torno de 34 polegadas por metro de distância. Com esse dado é possível você já ter uma ideia de qual seria o tamanho máximo de tela que conseguiria em sua casa.

A fidelidade das cores foi comparável aos outros projetores, com um erro um pouco maior no azul. Assim mesmo, para um projetor está bom. Onde ele penou mais foi no contraste. Até o momento o Multi é o que tem menos contraste, ficando bem distante de alguns por sinal.

Infelizmente o projetor Multi PJ005 não se saiu bem nos testes de latência. Há um atraso em média de 154ms o que complica e muito para aqueles que buscam usar o projetor para jogar video games. Será perceptível o atraso do comando dado até a ação na tela.
A amplitude do som deste projetor Multi PJ005 é similar aos outros já testados, porém aqui se colocar o volume muito alto a unidade em si vibra consideravelmente. Já é esperado dos projetores dessa faixa de preço entregarem muito pouco grave, mas aqui é ainda menos. Há também um corte brusco nos agudos, deixando este Multi com pouco brilho comparado com outros já testados.
Na questão do ruído do produto, ele acaba sendo o mais barulhento já testado. Para aqueles que não assistem filmes em volume muito alto, irão acabar ouvindo o ruído alto do projetor.

O produto trabalha consumindo em torno de 105W. Essa potência não muda consideravelmente independente do brilho ou amplitude do som ouvido. Sendo assim o consumo acaba sendo 0,105kWh. É um consumo baixo, atualmente com a fatura de luz de Curitiba daria mais de 12 horas de projetor ligado para dar perto de R$1,00 na conta de luz.
O consumo em standby ficou em torno de 0,8W, algo que para muitos será irrisório.
Agradou o plástico fosco ao redor do corpo. Não deixa marcas de dedos e no branco esconde bem possíveis riscos que venham a ter no produto.
A tampa para proteger a lente veste bem e não é chata de remover. Não há lugar para guardar ela, mas é comum de ser assim na maioria dos projetores.
Os locais onde ajusta o foco e o Keystone são pontos de acúmulo de pó e não há meio de acessar eles para uma limpeza. Vale deixar o produto em um móvel ou algo que evite o acúmulo de pó sobre ele.
As duas portas de entrada de ar, na lateral e traseira, vem com uma telinha para conter a sujeira. Elas são removíveis, porém seria interessante que as telas fossem um pouco mais fechadas, com os furos que têm muita sujeira ainda entra.
O projetor não esquenta muito quando em funcionamento. A temperatura máxima do corpo gira em torno de 43°C mesmo rodando por um bom período (em um ambiente a 23°C). Ainda sim vale deixar o projetor em um espaço que possa ventilar ao redor do produto, pois o ar expelido pela ventoinha sai quente, acima de 50°C.
A Multi oferece 1 ano de garantia neste produto desde a sua data de compra.
Algo que normalmente não citamos aqui, mas que chamou a atenção foi o plástico usado para guardar a unidade dentro da caixa. É como se fosse um “plástico bolha” porém mais robusto e que veste a unidade muito bem. Ficou muito prático guardar e transportar a unidade usando a própria caixa.
A Multi entregou um projetor simples, fácil de transportar e com controles úteis no próprio aparelho, podendo navegar sem o controle remoto. Porém seu desempenho foi consideravelmente inferior em atraso, ruído e distribuição de brilho e contraste aos outros já avaliados. Diria que como home theater, não será muito interessante, porém para uma sala de aula, se não usar o keystone, pode ser que atenda. Assim mesmo a entrega está consideravelmente abaixo de concorrentes em uma faixa de preço similar.
Altura (cm)
Comunicação
Distância mínima de projeção (m)
Entradas de vídeo
Comentários

























