Pontos Fortes
Correção Automática de Foco e Trapézio
Sistema Operacional Google TV
Baixa latência (30 ms)
Pontos Fracos
Pouca uniformidade de brilho
Ajuste físico de ângulo bem limitado
Desfoque nos cantos superiores
Avaliação
Correção Automática de Foco e Trapézio
Sistema Operacional Google TV
Baixa latência (30 ms)
Pouca uniformidade de brilho
Ajuste físico de ângulo bem limitado
Desfoque nos cantos superiores
Desempenho
Design e construção
Usabilidade
Limpeza
Som
Outros Pontos
A Wanbo é uma marca chinesa focada no desenvolvimento de projetores desde 2016. A empresa busca entregar modelos com custo-benefício interessante, posicionando-se na faixa de entrada até a intermediária da categoria.
O projetor Wanbo X5 Pro é um de seus modelos intermediários, prometendo entregar um conjunto de funcionalidades robustas, como Android TV e foco automático, em uma faixa de preço competitiva.

Outro modelo com foco automático que vale a pena conferir é o projetor Thundeal TDA6.
O design do Wanbo X5 Pro é agradável. Sua estrutura é predominantemente construída em plástico rígido com pintura na cor grafite. O design é marcado por uma frente em acrílico fumê com detalhes em dourado nas bordas, conferindo uma aparência moderna e elegante.

As laterais possuem grades com um padrão moderno, visualmente agradáveis. É por onde o projetor Wanbo X5 Pro pode “respirar” para resfriar a unidade interna.
O topo é totalmente liso e a face traseira possui o único botão do conjunto que serve para ligar e desligar. Ali também ficam as entradas e saídas de áudio e vídeo.
Já na base, o projetor possui pés de borracha largos, uma rosca central para fixação em suportes e tripés, além de um aba retrátil para angular o projetor Wanbo.

No geral o acabamento da unidade é bom. O encontro das peças é ótimo, sem deformações nos plásticos. O acrílico da área frontal até parece um vidro sem deformações até mesmo quando rebatendo a luz sobre ele.
O Wanbo X5 Pro é maior do que grande parte dos projetores já testados nessa faixa de preço. com 11,3 centímetros de altura, 25,2 centímetros de largura e 24,6 centímetros e profundidade.

Este projetor Wanbo vem somente com o cabo de alimentação de 1,5 metro, que pode ser destacado da unidade para facilitar o transporte. Modelos concorrentes, como o Multi, Bettdow e Thundeal, além de virem com um cabo de alimentação similar, também incluem ao menos um cabo HDMI e, por vezes, adaptadores AV.
As conexões na traseira incluem:
duas portas USB,
uma porta HDMI, e
uma saída de áudio P2 (Audio Out).
Em termos de conectividade sem fio, o projetor Wanbo X5 Pro é completo: oferece conexão WiFi tanto em redes 2.4 GHz quanto 5 GHz, além de Bluetooth.

Na teoria também é possível espelhar a tela do celular, porém não foi possível conectar nem em smartphones iOS nem Android. Por outro lado, algo que funcionou é o envio do conteúdo para o projetor pelo modo “cast”, possível na maioria dos apps do produto.

Esse projetor Wanbo inclui um controle que é simples porém completo. Possui botões para todas as funções básicas do aparelho como ajuste manual do foco, volume e acesso aos menus.
Seu controle remoto merece certo destaque pela presença do microfone no controle. Há um botão dedicado que aciona o Google Assistente, além de mais 4 botões de atalho para streamings de vídeo (Netflix, Prime Vídeo, Disney e Youtube).

Inicialmente o controle opera via infravermelho, mas após o primeiro pareamento com o Wanbo X5 Pro, passa a funcionar via Bluetooth.
Na teoria, a conexão Bluetooth elimina a necessidade de apontar diretamente para o aparelho, porém na prática nem sempre funciona como esperado. Diversas vezes o projetor mostrou problemas em registrar as ações do controle via Bluetooth, demandando apontar.
O Wanbo X5 Pro automaticamente corrige foco e keystone (distorção que surge ao inclinar o projetor, deixando a imagem em formato de trapézio).
Na prática os ajustes automáticos funcionam como esperado, um diferencial importante em relação a modelos como o Bettdow e o Multi, que exigem ajuste manual. A correção automática pode ser complementada por um ajuste fino no controle remoto, mas normalmente não é preciso fazer nada.

Se quiser apontar a projeção mais para cima, é possível usar a sua aba retrátil para criar uma inclinação. Esse ajuste físico de ângulo, porém, é oferece apenas 5° fixo de angulação (apesar de na aba estar escrito 7°).
É consideravelmente mais limitado que vários projetores já testados, que possibilitam não somente ângulos maiores, como liberdade para ajustar sua inclinação. É possível manualmente angular mais o Wanbo X5 Pro, entretanto começa a desfocar consideravelmente fora do centro.

O software é um dos maiores destaques desse projetor. Funcionando com o sistema Google TV (Android 11.0). A configuração inicial é muito fácil, integrando-se diretamente ao Google Home, e a interface é rápida, limpa e estável.
Isso coloca o Wanbo X5 Pro muito à frente de quase todos os concorrentes analisados:
É vastamente superior ao sistema do Progaga PG550, que apresentava limitações (como YouTube em 720p) e exigia um smart box externo.
É mais funcional que o FengOS do Formovie S5, que sofre com bugs e interface parcialmente em Mandarim.
E é mais completo que os sistemas básicos e limitados do Multi e do Bettdow.
Por conta do sistema Android, a disponibilidade de aplicativos é ótima, e podem ser baixados diretamente pela Play Store, sem a necessidade de ficar usando alguns aplicativos duvidosos presentes em diversos outros projetores com sistema operacional chineses.

O Wanbo X5 Pro entrega uma resolução nativa HD de 1080p.
No geral, a fidelidade das cores entregues pelo projetor não foi das melhores, e mesmo após a calibração muitas cores permaneceram pouco fiéis. Assim mesmo, está similar a concorrentes na sua faixa de preço.

A uniformidade de brilho deixa a desejar. Em telas claras a diferença de brilho entre o centro e as laterais é bem visível, com perda de até 45%. Em telas escuras a imagem apresenta algumas manchas perceptíveis.

Ambas imagens abaixo eram para projetar cores sólidas. Apesar disso, se o plano é assistir filmes, há grande chance de que isso não impactará numa percepção muito grande.

O projetor Wanbo consegue focar a uma distância mínima de 90 centímetros da parede, gerando uma tela de aproximadamente 30 polegadas. Enquanto na distância máxima de 4,52 metros gera uma tela de 167”. Mesmo nessa distância, é uma tela agradável de se assistir em um ambiente escuro.

A uniformidade do foco está abaixo da média e, quando o centro da imagem está focado, as bordas superiores da projeção apresentam uma quantidade considerável de desfoque.
Quando utilizado na maior projeção de tela possível o desfoque chega a 25% nas laterais superiores. Quanto mais próximo o projetor da parede, há também menos desfoque nesses cantos. Para quem busca um projetor para projetar material educacional com texto, aqui pode ser um problema.
Outro problema que surge nos cantos da tela é relacionado a textos, principalmente quando são textos claros em fundo escuro. Acaba se formando uma "aura"do texto logo acima, como se a cor clara estivesse manchando o fundo escuro. Esse efeito só ocorre nos cantos, quando o texto se move para o centro da tela esta aura desaparece.
O contraste medido ficando na média entre outros projetores já testados. Segue abaixo o comparativo realizado em nosso laboratório.
Aqui é onde o Wanbo X Pro se destacou no desempenho. O delay de imagem medido foi de apenas 30 milissegundos! Este é o melhor resultado entre todos os projetores que testamos até o momento, tornando-o o mais indicado para jogos.
O segundo lugar nesse quesito é o Thundeal TDA6 com 48 milissegundos (60% a mais) e o Progaga PG550 com 83 milissegundos (177% a mais).

O Projetor Wanbo X5 Pro é muito silencioso! Seu ruído operacional é de apenas 32 dBA. Tudo indica que internamente ele possui um sistema de heat pipe como o usado no Formovie S5.
Por sinal, ele ficou praticamente empatado com o Formovie S5 (33 dBA), sendo eles os mais silenciosos da categoria. É notavelmente melhor que outros.

A qualidade de áudio é acima da média. O som tem um grave um pouco mais presente que os concorrentes, mas peca pela falta de agudos. Um ponto positivo é que o corpo do aparelho não vibra, mesmo em volumes mais altos. Abaixo vê-se a curva de frequência do projetor Wanbo, o ideal seria uma linha reta.

O projetor não possui tampa de lente, o que exigirá limpeza periódica. Há um filtro simples na entrada de ar, e pode ser limpo através da abertura de uma porta lateral.

O maior ponto negativo no quesito limpeza é o acabamento frontal. A chapa de acrílico lisa deixa marcas de dedo com muita evidência e risca com facilidade. Basta passar qualquer pano abrasivo para agregar riscos visíveis.
É uma unidade muito menos prática de limpar que os acabamentos em plástico fosco do Multi, do tecido do Formovie S5 ou o metal do Thundeal TDA6.
Os projetores da Wanbo estão presentes nos grandes varejos online como Amazon e Mercado Livre. A empresa oferece um ano de garantia desde a data da compra.
O projetor Wanbo X5 Pro traz pontos consideráveis de destaque e pontos que podem fazê-lo não ser o produto certo para você.
Merece destaque para o sistema operacional prático e rápido, baixíssimo delay, além de ter o menor ruído de funcionamento já visto aqui!
Por outro lado, peca na uniformidade do brilho e pontos consideráveis de desfoque nas bordas superiores. Pode ser um ótimo para os “gamers” ou para aqueles que buscam assistir um filme em tela grande no escuro. Para aqueles que precisam projetar texto, que são mais exigentes com as uniformidades da tela, vale analisar com mais cautela.
Altura (cm)
Comunicação
Distância mínima de projeção (m)
Entradas de vídeo
Comentários





















