Avaliação do Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Quem está ligado em tecnologia, vai reconhecer o robô aspirador Dreame X50 Ultra. E quem não está, vai ficar sabendo o motivo agora.
O X50 Ultra chamou atenção desde seu lançamento no começo de 2025 por suas inovações e grande número de tecnologias em um produto só.
Este é um robô que “se estica” para aspirar e passar pano melhor nos cantos, consegue “pular” degraus pequenos. Adicionalmente sua base fornece água e produto de limpeza quando for passar pano, além de limpar e secar as almofadas-esfregões após o uso.

Por estas e outras tecnologias que o Dreame X50 Ultra é atualmente considerado um dos robôs aspiradores mais avançados do mundo. Vindo diretamente de uma das empresas chinesas que mais avança o mercado de robôs aspiradores no momento.
A questão agora é se tudo isso realmente faz alguma diferença durante a limpeza, e quanto?
Inclusive, se quer conhecer mais sobre robôs aspiradores, uma boa ideia é começar por aqui: Qual o Melhor Robô Aspirador para Mim?
Construção do Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
O X50 Ultra traz uma qualidade altíssima de construção e desenho sóbrio, permanecendo fosco e preto. Se em outros modelos vimos topos com chapas de vidro para prevenir riscos no corpo, a Dreame aposta no mesmo plástico rígido do restante do corpo.
Seus poucos detalhes aparecem de forma a serem também funcionais. Seu parachoque, por exemplo, é texturizado por dentro e contornado com uma linha sutil de borracha coinjetada.

Isso quer dizer que o material está fundido ao plástico, criando um acabamento impecável, bem mais delicado que outros modelos (como o Wap W400). Leva a região além de apenas sensores de impacto para contribuir com a estética do conjunto.
O mesmo pode ser dito da região onde ficam seus botões. O círculo LED indica o status de funcionamento (Verde para carregando, Azul durante a limpeza…) e traz um ponto de foco para a unidade que de outra forma permaneceria monótona.

Esta área é interessantíssima, pois contém:
Botões para Enviar para Base e Iniciar / Pausar Limpeza
círculo LED, indicando por cor o status de funcionamento
Microfones, para Controle de Voz
Sensor LiDAR Retrátil, para Mapeamento de múltiplos cômodos
Os microfones quase imperceptíveis se ativam ao dizer “Ok Dreame” em inglês. Infelizmente o Dreame X50 Ultra ainda não responde ao português, mas outras línguas são suportadas. Seja francês, italiano, alemão, russo ou mandarim.
Sensores do Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Já o sensor LiDAR, padrão em modelos com mapeamento, surge no robô aspirador Dreame X50 Ultra com capacidade de ser elevado ou retraído. O benefício disso, além da proteção enquanto não é usado, é aumentar o alcance do robô.
Este sensor LiDAR é de extrema valia, mas seu posicionamento no topo de robôs aspiradores gera um calombo limitante.
Enquanto saliente, sua altura de 11,2 centímetros é 1,5 cm alta demais para os padrões de robôs aspiradores com LiDAR. Porém, recolhido diminui para 8,9 centímetros. Cerca de 8 milímetros menor que a média.

Dessa forma, consegue passar por baixo de mais mesas, armários, camas… e assim limpar regiões adicionais que outros robôs não conseguem.
Apesar de mais alto (ocasionalmente) que competidores, sua largura e profundidade são parecidas com outros concorrentes, sendo um disco de 35 centímetros de diâmetro.
Sistema de Câmeras do Dreame X50 Ultra
Durante o período que o LiDAR fica recolhido, o robô funciona se utilizando de câmeras que possui na frente. Elas ficam protegidas pelo parachoque e uma janela de acrílico.

Nesta janela, vemos:
Com a combinação de sensores apresentada, o robô aspirador Dreame X50 Ultra é capaz de identificar áreas difíceis de navegar, manchas “não-limpáveis” e obstáculos comuns.
O Robô Aspirador Dreame X50 Ultra Reconhe Obstáculos
Assim, evita desde fios e cabos; sapatos; cortinas; fezes de animais; e outros imprevistos em que pode se perder; ficar enroscado sem conseguir sair; ou piorar a situação se tentar limpar.
O reconhecimento não é perfeito, e algumas vezes evitou áreas que não precisaria. Prejudicando levemente a limpeza como resultado. Porém, no geral, é um benefício. Só quem precisou resgatar o robô aspirador após ele ter ficado preso num pano, sabe.
Estes “obstáculos indesejáveis” são apontados no mapa através do aplicativo. Lá (após permissão do uso da câmera), ele mostra uma foto do problema e te dá a opção de dispensar o alerta como um falso positivo.

Outros Sensores do Dreame X50 Ultra
Outros sensores aparecem no conjunto, como:
o Parachoque indica colisões e sua direção
Sensores de Queda impedem que o robô caia de locais mais altos
Sensor de Rodas Levantadas paralisa o robô se retirado do chão
Sensor de Tapetes embaixo
Este último é o mais incomum. Se identificado que o piso abaixo do robô não é rígido (como cerâmica ou laminado), o robô se recusa a passar pano.
Entretanto, a recusa não é somente evitar a área (embora seja possível optar por este comportamento). O robô aspirador Dreame X50 Ultra tem capacidade de levantar suas almofadas-esfregões para não molhar o tecido abaixo.
Em contrapartida, também consegue suspender suas escovas e aspiração ao lidar com manchas ou quando pretende somente passar pano.
Este comportamento simples a um humano é complexo de ser realizado numa unidade reduzida. Os benefícios são preservar as fibras do tapete ao deixá-las secas, e não encrencar o restante da aspiração, já que as escovas molhadas trabalham muito mal.
Aplicativo Dreamehome do X50 Ultra
Muitas destas funções do robô, como uso das câmeras e evitar tapetes, são opcionais através do aplicativo Dreamehome.

Gratuito através das lojas no Android e iOS, a conexão com o robô é simples de realizar. Algumas vezes sendo identificado automaticamente. Basta seguir o passo a passo apresentado em português que não irá se perder.
Tradução do Aplicativo
Toda a interface do aplicativo está traduzida. Embora muitas palavras sejam pouco usuais no dialeto brasileiro e mais comum no português europeu.
Dessas, o caso mais frequente é “mopa” (ou esfregona) para se referir às almofadas esfregões. No Brasil é mais comum “mop” ou pads, direto do inglês; ou esfregão. Alcatifas também surge algumas vezes para expressar carpetes.
É possível mudar a língua que o robô emite seus avisos sonoros para Português. Nesta opção o controle de voz é automaticamente desligado por não ser uma das línguas suportadas, como dito anteriormente.
Interface e Usabilidade do Dreamehome
Muitos robôs aspiradores avaliados usam o Tuya como base para seus próprios aplicativos, e por consequência ficam similares entre si. É o caso da Kabum, Wap e Neatsvor. O Dreamehome parece ser um aplicativo próprio, como o Xiaomi S10, e traz algumas coisas a mais.
A divisão das funções é similar à maioria do mercado, porém muitas opções contam com textos e animações para o usuário entender como aquilo afeta a movimentação do robô.

Sendo um produto complexo, poder visualizar e compreender essas opções as tornam mais fundamentadas na realidade e significativas. Aumenta o senso de customização, ao invés de serem caixas de seleção vazias.
Funções do Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Exemplos destas funções são aumentar a insistência de limpeza no entorno dos pés de cadeira e mesas, comportamento à respeito de tapetes, partículas de sujeira maiores, funcionamento da base… São inúmeros, vale explorar o aplicativo aos poucos.
Usando a Câmera do Dreame X50 Ultra
Dentre as funções disponíveis, destacam-se algumas como o uso da câmera. Por questões de segurança é pedido senha e o robô avisa a cada alguns segundos que a câmera está sendo utilizada.

Uma limitação é o grande delay que o retorno de imagem apresenta. Não está claro se isso é por motivos de segurança ou um efeito secundário da possível trajetória dos dados do robô para um servidor distante e volta para o celular.
De qualquer forma, torna praticamente impossível controlar o robô remotamente através do aplicativo. Os comandos de movimento são instantâneos, mas o retorno visual muitas vezes leva mais de 40 segundos para chegar. Não é feito para você sair andando pela casa vendo através do Dreame X50 Ultra.
Como está, a presença das câmeras é bem aproveitada como sensor, mas serve apenas como uma característica secundária no aplicativo. Entretanto, pode ser que o Modo Cuidados com Animais de Estimação a justifique.
Modo Pets do Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Ativando-o, possibilita algumas funções extras. Seja:
Monitorar seu animal de estimação, buscando pela casa e mostrando na câmera
Emitir sons no alto falante, para atrair seus pets
Gravar momentos em que ele é captado pelo robô
Evitar / Reforçar as principais áreas de atividade do seu bichinho
Esta última opção é feita através da manipulação do “mobiliário” do seu mapa, e demanda configuração do mapeamento.
O Robô Aspirador Dreame X50 Ultra Mapea o Ambiente?
Quando começar a fazer o mapeamento, você pode selecionar entre Mapeamento + Limpeza ou Mapeamento Rápido (que não inclui limpeza). Na maioria das situações, recomendo executar o Mapeamento Rápido.
Esse processo tende a ser consideravelmente mais ágil, já que o robô percorre o espaço apenas “olhando em volta”, sem tentar entrar em cada canto do ambiente.
Assim, quando o robô for limpar, ele já sabe onde está e para onde vai. Não só diminui o tempo da limpeza, como garante independência para seus movimentos.
Numa área por volta de 110 m², o Mapeamento Rápido levou apenas 22 minutos, mas poderia ter feito mais rápido se o Dreame X50 Ultra não tivesse se atrapalhado com algumas janelas que vão até o chão. A limpeza simples, por outro lado, leva cerca de 2 horas.

Um ponto que agradou bastante é o silêncio que faz esse trabalho. Sem aspirar, apenas se movimentando, o robô praticamente passa despercebido. Se for mapear com ele em casa, a chance de se incomodar com seus afazeres diminui drasticamente.
No fim, o robô retorna sozinho para a base e completa o mapeamento. Então, o aplicativo automaticamente divide os cômodos da casa, e até faz algumas sugestões de mobília: camas, mesas, estantes…
Edição de Mapas no Aplicativo do Dreame X50 Ultra
Essa divisão é completamente editável, e nada dela precisa ser seguido. Embora grande parte seja acertada.
Na edição, pode-se mesclar ou separar cômodos, nomeá-los, escolher individualmente a ordem que cada um deles será limpo e como.
Para fazer isso, o Dreame X50 Ultra conta com um sistema chamado Clean Genius. O nome impressiona, mas é uma prática simples.
Ao nomear os cômodos você tem algumas opções: quartos, salas, corredores, banheiros, varandas… De acordo com o tipo de cômodo, o Clean Genius sugere uma limpeza padrão para aquela área.

O lado negativo é que não se pode nomear uma área como quiser. Ao invés de “Quarto do meu Filho”, entrará no padrão “Quarto Secundário 2” ou algo similar. Uma perda pequena de customização para ter sugestões decentes de limpeza.
Usando o X50 Ultra com Múltiplos Mapas
Caso queira ter mais de um mapa salvo no mesmo robô, talvez sua casa tenha mais de um andar, é preciso ativar o modo “Pisos Múltiplos”.
Assim, é possível criar, salvar e editar até 4 mapas. É possível alternar manualmente entre cada mapa, ou selecionar a opção de Reconhecimento Inteligente de Mapa.

Com essa opção ativa, o Dreame X50 Ultra consegue trocar automaticamente de mapa caso perceba estar funcionando no “andar errado”. É incrivelmente útil e tem bom funcionamento.
O robô só precisa de certo tempo para trocar para o mapa correto, cerca de 2 minutos. Entretanto, estando no mapa correto esse processo leva poucos segundos.
Mobiliário
O robô aspirador Dreame X50 Ultra sempre supõe que o ambiente mapeado é uma casa, e suas previsões de cômodos e móveis refletem isso. Como não é o caso na Harpyja, nossa mesa de reuniões virou uma cama gigante, por exemplo.
Essa capacidade de previsão vai ser melhor testada pelo pessoal de casa, mas devo dizer que ele sugeriu corretamente o posicionamento dos sofás e mesas que existem no nosso espaço.

Na prática, porém, devo dizer que a mobília parece mais uma apresentação para o consumidor que efeito prático. A possibilidade de visualizar o ambiente em 3D contribui nisso: bonito ao consumidor, indiferente ao robô.

Algumas apresentam comportamento diferente, mas essas parecem ser exceções. O mobiliário Pet mencionado anteriormente são exemplos; assim como cortinas que balançando no vento podem interferir com os sensores do robô; e tapetes.
Como já explicado, o robô aspirador Dreame X50 Ultra possui sensor que o torna capaz de reconhecer tapetes. Assim, tem a opção de tomar algumas ações:
Evitar completamente o tapete,
Atravessar sem limpar, nem pano nem aspiração
Não passar pano, mas ainda aspirar a superfície
Ignorar, e seguir limpando (pano ou aspiração) como se não houvesse tapete
Definindo o comportamento no aplicativo, é aproveitado para todo tapete encontrado.
É preciso dizer que mesmo selecionado para Evitar, o desvio não é perfeito. Depende do sensor estar diretamente acima do tapete. Dessa forma, o X50 Ultra vai subir no tapete antes de perceber que não deveria estar ali e sair. Ao menos, pela distância entre o sensor e os esfregões, não deve molhar o tapete à toa. No máximo as pontas.
O Robô Aspirador Dreame X50 Ultra Sobe Degraus
Um dos grandes pontos chamativos é o fato do Dreame X50 Ultra subir degraus, chamado de ProLeap.

Para realizar a “escalada” suas rodas possuem extensões que se esticam para atravessar obstáculos que outros robôs aspiradores não conseguem. Melhora a cobertura do ambiente, ultrapassando trilhos de porta, por exemplo.
A Dreame anuncia que o robô consegue subir uma altura de 6 centímetros. Mas isso não é exatamente correto. No material promocional da marca a altura é dividida em dois degraus, um com 4,2 cm e o segundo com 1,8 cm.

Isso se mostrou durante os testes. O robô aspirador Dreame X50 Ultra não consegue subir obstáculos com 4,5 centímetros. Fica quase no limite. Ainda assim, o valor de 4,2 cm é maior que o dobro do que a maioria dos robôs consegue escalar.
Robô Aspirador Dreame X50 Ultra Limpa Bem?
Os resultados de aspiração foram bem altos na maioria das situações. Ficou claro que o X50 Ultra está no seu auge aspirando pisos rígidos, como cerâmica ou laminado.
Tanto a coleta de poeira quanto de partículas registrou os mais altos resultados entre os robôs aspiradores avaliados.

A coleta das quinas principalmente trouxe uma melhora expressiva. Como o robô aspirador Dreame X50 Ultra estica sua escova lateral para alcançar os cantos, essas regiões que simplesmente não tinham limpeza são finalmente alcançadas.
Entretanto, este não é o único motivo para a limpeza alta do robô. Grande parte está ligado à suas movimentação.
Mesmo em ambientes com obstáculos, sua movimentação é precisa e bem justa aos obstáculos. A única exceção são áreas com fios, tecidos e bases inclinadas. O X50 Ultra desvia dos entornos desses obstáculos que são relatados no aplicativo.
Fica de prova a região sem limpeza no entorno da cadeira de cima, em comparação com a mobília restante da sala.

Para tirar o máximo dessa movimentação, marque a limpeza 2x do espaço. Leva mais tempo, porém a limpeza fica impecável.
Use a opção 1x para limpezas rápidas. O resultado não é ruim, mas considerando que a limpeza é realizada autonomamente, vale pedir esse investimento extra de tempo do robô (ainda mais se não estiver em casa).
Limpeza de Tapetes
Com tapetes, porém, deixa a desejar. Não importa a configuração, a coleta de pó ficou atrás de outros robôs que realizam mapeamento. O resultado sobe na força de sucção máxima, porém ainda há melhores.

São resultados aceitáveis, porém dado às escovas duplas e à grande força de sucção anunciada, esperávamos um resultado muito melhor. Ao lidar com tapetes, está equiparado a um robô aspirador mediano.
Força de Sucção do Dreame X50 Ultra
A Dreame anuncia 20.000 Pa, o que é um valor absurdamente forte. O único que vimos chegar próximo disso foi o aspirador vertical Wap Magic.
Não foi isso que encontramos na prática. Estes valores dependem muito da forma que são medidos, e aspiradores robôs costumam cair até 50% do valor anunciado ao real. Aqui a queda foi ainda mais brusca.
Desses 20.000 Pa anunciados, o robô aspirador Dreame X50 Ultra produziu cerca de 2.460 Pa. Uma diminuição de 87,7% do valor anunciado. Não ficou claro como esses números de marketing são, mas não estão condizentes com a estrutura final do robô.

Apesar da diminuição, é uma sucção forte, embora não é das mais fortes. O curioso é que está é a opção Max+ que possui aviso no robô para ser usada apenas esporadicamente, não durante toda a limpeza.
Usando o nível Normal de sucção, são cerca de 700 Pa. Nada impressionante, até abaixo de outros modelos com mapeamento como Xiaomi S10 e Neatsvor X600 Pro.
O trunfo deste robô, que realiza uma limpeza bem feita, não está na força de sucção. E sim nas suas escovas e qualidade de movimentação.
O Dreame X50 Ultra Passa Pano?
Grande parte das chamadas de marketing do Dreame X50 Ultra são relacionadas às tecnologias que supostamente o fazem passar pano melhor. Seja os esfregões automaticamente acoplados e desacoplados, a base que limpa e seca os esfregões e sua capacidade de esticar para limpar os cantos (como a escova lateral).
Na prática, realmente fez diferença. O X50 Ultra passa pano bem, e para a maioria dos manchas simples uma limpeza simples é suficiente. Porém não recomendaria, pois restam algumas para trás.

A melhor opção é selecionar níveis altos de umidade e a limpeza intensiva no aplicativo. Entretanto, num comparativo com outros robôs aspiradores, mesmo suas configurações medianas foram consideravelmente melhores que outros modelos.
Usando o nível médio de umidade e a movimentação mais rápida, o robô aspirador Dreame X50 Ultra performou tão bem quanto os outros robôs no máximo de suas capacidades.
Grande parte desse resultado está associado ao fato dele ativamente girar seus esfregões, enquanto os outros robôs simplesmente arrastam seus panos no chão.
Esse fato, aliado à sua capacidade de esticar o esfregão para limpar os cantos produziu um resultado muito melhor nessas áreas que o restante dos robôs.
Não é perfeito, tanto que após 2 limpezas consecutivas (uma Rápida e outra Extensiva) ainda havia manchas nas quinas da parede, porém ao longo do rodapé a qualidade de limpeza foi consideravelmente melhor que o esperado de robôs aspiradores.

A autodosagem do líquido de limpeza também faz seu papel. Tanto na remoção de sujeira quanto com odores.
Robô Aspirador Dreame X50 Ultra É Barulhento?
O X50 Ultra se mostrou um dos robôs mais silenciosos testados até o momento. Quando não está aspirando, seja durante a etapa de mapeamento ou passando pano, o robô fica quase imperceptível. Muitas foram as vezes que o Dreame estava passando pano ao lado sem sequer ser ouvido.
Quando está aspirando, fica audível, porém bem mais baixo que outros. A força média registra 55 dBA, 5 dBA mais silencioso que competidores! Essa diferença é notável.

As forças maiores marcam 64 dBA, próximo que outros robôs aspiradores marcam na força média.
Enquanto isso, a força mínima de aspiração produz apenas 49 dBA de ruído! Chega a ser mais silencioso que algumas air fryers.
Carregando o Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Com a bateria esgotada, a carga completa do robô leva cerca de 4 horas.
Entretanto, não vai acontecer na maioria do tempo, pois a autonomia do robô consegue cobrir com tranquilidade mais de 100 m² no nível médio de sucção.

Esse valor aumenta se o robô está somente passando pano. Seu grande gasto de energia é aspirar, a movimentação e passar pano são muito mais eficientes. De prova fica o período de mapeamento rápido, que em 20 minutos de movimentação (sem aspirar) consumia 1% de bateria.
Por isso, se o robô aspirar toda a casa e ficar abaixo de 50% ainda é provável que consiga passar pano antes de esgotar a bateria. E caso não, ele volta a carregar na base e continua a limpeza de onde parou.
Base de Carregamento do Dreame X50 Ultra
No fim de cada limpeza o robô volta para sua base. Se ela estiver num ambiente mapeado, se encaminha diretamente para lá, ignorando seus arredores.
Ao chegar no local e não encontrar a base ele passa a buscar aleatoriamente, o que não é ideal.
Para ter o melhor resultado, deixe um espaço separado para a base, sem mudá-la de local. E se for mudar, mude o robô junto e peça um novo Mapeamento Rápido. Assim garante que nunca terá problemas, pois a base é vital para todas as funções do Dreame X50 Ultra.
O espaço demandado para a base é grande. A unidade soma 59 centímetros de altura, 34 cm de largura e 46 cm de profundidade. Precisa de folgas nos entornos para que o robô consiga encontrá-la e ter acesso sem obstáculos.

Com 9 quilogramas, é a maior e mais pesada já vista. Perto de outras bases, se prova um verdadeiro arranha-céu.

O motivo para isso são suas multifunções. A base do robô aspirador Dreame X50 Ultra é responsável por:
Carregar a Bateria do robô
Limpar o reservatório de poeira coletada pelo robô
Armazenar os esfregões quando o robô está aspirando
Encher seu reservatório com água limpa e produto de limpeza para que o robô passe pano
Enxaguar os esfregões do robô antes da limpeza
Lavar e Secar os esfregões após a limpeza
Para fazer isso, conta com compartimentos separados para água Limpa e Suja, para o Produto de Limpeza e um Saco de Pó que acumula a sujeira aspirada pelo robô ao longo de semanas.
Os reservatórios de água são separados por cor (transparente de água limpa e fumê para água suja) e não podem ser acidentalmente trocados de lugar. Suas tampas tem uma leve vedação que as impede de pingar ao levar da torneira de volta para a base.
Fora do Brasil, existe um Kit que permite conectar a base nos sistemas de água e esgoto. Eliminando a necessidade de encher manualmente o reservatório. Esperamos que no futuro a Dreame disponibilize esse kit em território nacional.
Enquanto isso não chega, nos contentamos em encher manualmente. Ambos possuem medidores de nível, e o robô para caso falte água limpa ou haja risco da água suja transbordar. Aparecem avisos no aplicativo.
Capacidade dos Reservatórios de Água
O reservatório de água suja tem capacidade para pouco mais de 4,1 Litros. O reservatório de água limpa chega a 4,6 Litros.

Com essa capacidade, nossos testes estimam que seja suficiente para limpar até 560 metros quadrados antes de precisar agir na base.
Esse valor, porém, é extremamente variável. A cada limpeza ele limpa os esfregões, e isso gasta uma quantidade de água fixa a cada limpeza.
Assim, se suas limpezas com esfregões cobrirem áreas maiores, o reservatório dura mais tempo.
De qualquer forma, retire a água suja com frequência, a perigo de ficar extremamente mal cheiroso.
Seu produto de limpeza pode ser diluído manualmente no reservatório de água limpa, ou armazenado sem diluição em seu reservatório próprio. Dessa forma, é diluído automaticamente quando necessário.
Pelo aplicativo, é possível selecionar que a base do Dreame X50 Ultra limpe os esfregões com água quente e produto de limpeza, ou somente com água morna ou fria.
São usados cerca 500 mililitros a cada limpeza dos esfregões, e 250 mL enxaguando os esfregões antes de sair para passar pano.
O processo de secagem usa apenas ventilação. Pode durar duas, três ou quatro horas, dependendo do escolhido no aplicativo.
Construção da Base de Carregamento do X50 Ultra
Essa lavagem é feita diretamente abaixo de onde os esfregões são mantidos fora de uso. Ali uma peça perfurada serve de filtro para detritos maiores que foram coletados pelo robô durante suas limpezas.

Recomenda-se limpar essa peça com certa frequência, dado o possível mal cheiro e sujeiras acumuladas. Basta puxar que sai.
Nos entornos há contatos elétricos para o carregamento e uma abertura por onde é feita a sucção da poeira aspirada pelo robô. A base serve como um “aspirador do aspirador”. Por isso o Dreame X50 Ultra tem um alçapão de silicone na traseira.
A qualidade de construção da base segue alta tanto em acabamento quanto design. Traz cores neutras que dialogam com o robô e texturas. Um esforço necessário para deixar o monólito plástico interessante, já que vai ocupar um bom espaço na sua casa.
O corpo da base é inteiramente plástica. Mesmo a região que esconde o saco de pó, apesar de parecer metálica. Para retirá-la, basta puxar.

Sua conexão magnética facilita muito, dispensando dobradiças e travas que podem quebrar com o uso. A mesma tática é empregada na tampa do robô, que em outros modelos é sujeita ao mesmo desgaste.
Na traseira o cabo de alimentação pode ser enrolado, para diminuir a folga se distante de uma tomada. São 161 centímetros de extensão, um valor bom, mas que poderia ser maior dado a dificuldade de encontrar um local na sua casa apropriado para esse obelisco.
Sai da caixa completamente montada, com exceção do cabo e da rampa na sua frente. Basta encaixar essas partes.
Manutenção do Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Incluso na caixa, também está um kit generoso com peças de reposição.
Em robôs aspiradores é esperado que se torne preciso trocar algumas peças com o tempo. Sejam as escovas, filtros ou o pano que vão se desgastando. E o X50 Ultra se adianta para suprir a necessidade.

Neste kit é incluso:
1 Litro de Produto de Limpeza para o chão
2 Escovas laterais e 2 escovas centrais
3 Filtros HEPA
4 Sacos de Pó para a base
6 Esfregões
Todas essas peças são extras às inclusas para o funcionamento do robô aspirador Dreame X50 Ultra. Serão, no mínimo, alguns meses antes de precisar se preocupar com peças adicionais.
Assim que precisar, há grande oferta em sites como AliExpress e Mercado Livre. Grande parte são anúncios de importação, porém os preços são justos. Se planejando com antecedência não vai faltar peças de reposição.
Uma opção legal é manter a maleta do kit. É de papelão, como uma caixa de pizza. Feita para que o usuário tenha um armazenamento durável e num lugar só, evitando perder.
Quase toda a embalagem do Dreame X50 Ultra segue no papelão. Somente 2 peças específicas vêm cobertas num tecido pet. Um bom exemplo de embalagem complexa, mas sustentável.
Limpando o Robô Aspirador Dreame X50 Ultra
Ao longo do tempo, com limpezas consecutivas, o robô vai lentamente ficando sujo. Ainda mais em ambientes empoeirados.
Quando acontecer, você pode usar principalmente um pano molhado. A superfície majoritariamente lisa no topo e laterais facilita.
Em alguns pontos, entretanto, o pano não é a melhor opção. Nesses casos vale usar a escovinha que é inclusa.

Este acessório tende a aparecer em robôs aspiradores, seja pequena ou como um pincel. No Dreame X50 Ultra é uma escova mesmo, extensível através de um botão, com cerdas mais duras e a tradicional lâmina escondida para cortar fios que enrosquem nas escovas. Recebeu mais atenção neste modelo que em seus concorrentes.
O parachoque estriado responde melhor a ela, e principalmente a parte debaixo do robô. Sendo tomado por encontros entre peças e curvas, faz um trabalho melhor.
As curvas que contornam os esfregões, rodas e entornos das escovas centrais são os pontos que mais acumulam pó. Vale a pena desmontar as escovas centrais e escovar toda a peça de tempos em tempos.

Algumas partículas se alojam nos entornos, prejudicando a movimentação e deixando o robô mais barulhento. Na região interna seja cauteloso, alí é uma película mais sensível que o plástico duro externo.
Um ponto negativo que surgiu durante os testes foi o posicionamento da janela das câmeras no parachoque, deixando-a suscetível a riscos. Esperávamos que o material fosse mais resistente, como vidro, mas aparentemente é de acrílico.
Dessa forma, pode mostrar riscos e ficar fosco com o tempo. Resta saber como isso prejudica a visibilidade e performance das câmeras.
Conclusão dos Especialistas
O Dreame X50 Ultra é um ótimo robô aspirador. Sua coleta de pó nos tapetes decepciona por tudo o que o robô é capaz de entregar, mas em grande parte da casa ele supera todos os outros em pisos rígidos.
A possibilidade de aspirar cantos e passar pano com qualidade são prós extremamente positivos. Suas inovações são focadas principalmente em praticidade e autonomia de funcionamento numa casa cheia de obstáculos. Por isso, se não possui uma casa muito complexa, ou não tem interesse em passar pano, talvez não seja o robô aspirador necessário. Entretanto, se está interessado num modelo no topo do mercado, considere o X50 Ultra.