Secadora de Roupa EOS Heat Pump 12kg ESR12CB
O Brasil está entrando em uma nova geração de secadoras de roupa, as secadoras com bomba de calor. Globalmente já é algo comum, principalmente na Europa, mas aqui somente a Samsung estava comercializando essa tecnologia, até pouco tempo atrás.
Surpreendentemente, entre todas as marcas, foi a EOS que entrou nesse mercado, mesmo tendo menos de 3 anos de produtos na área de lavanderia! Além disso, essa secadora de roupas EOS é vendida a um preço não próximo de uma secadora comum, com ventilação tradicional. É um valor muito atrativo para uma secadora heat pump!
O que é uma Secadora Bomba de Calor?
Para aqueles pouco familiarizados, o sistema de secagem comum de uma secadora de roupa funciona como um exaustor. O ar é puxado e aquecido com uma resistência antes de passar pelas roupas. Esse sistema, chamado Vented, descarta totalmente o ar que passa pelas roupas, sempre dependendo de ar novo.
Por outro lado, a secadora bomba de calor (ou heat pump) não usa uma resistência para aquecer. Ela conta com estruturas muito parecidas com um ar condicionado, usando sua parte quente para aquecer o ar e seu lado frio para condensar a umidade retirada das roupas.
Essa tecnologia representa o futuro das secadoras de roupas, sendo mais segura e econômica. Vale conferir a matéria em que competimos uma secadora bomba de calor contra 3 secadoras convencionais para entender melhor as diferenças dessa tecnologia.
Design da Secadora de Roupas EOS
A unidade é compacta, em um gabinete de 24 polegadas. O design é similar a lava e seca EOS Power Wash de 10,1Kg. Apesar de terem diferenças consideráveis na estética do painel, lado a lado, se aproximam.
A pintura é toda em branco, de boa qualidade, com o corpo quase inteiro metálico, exceto no painel e na área inferior que dá acesso ao compressor. No topo segue o padrão das máquinas de carregamento frontal: bordas plásticas e um MDF no centro.
A unidade é visualmente agradável, mas simples. Comparando com máquinas como a Samsung ou LG, essa EOS acaba ficando ofuscada. Por outro lado, se busca algo mais minimalista, vai te agradar.
Não há deformações graves na área externa, e as junções entre peças estão boas, assim como a serigrafia do painel. Esta, porém, ainda gera incômodos com o leve desalinhamento da impressão.
No centro há um seletor de plástico cromado, visualmente interessante, para a seleção de programas. Por sinal, a quantidade de programas é gigante. Chega a ser confuso saber o programa ideal para usar.
O display surge em acrílico fumê, com botões por toque. A qualidade de impressão poderia ser melhor, assim como a nomenclatura das funções.

Por baixo, os pés são de boa qualidade: em plástico rígido e robusto e borracha de suporte nas pontas. A dobradiça da porta também é de metal, robusta.
A porta é plástica, quase toda em acrílico fumê. Contribui na estética e não pende quando aberta. Não é uma porta reversível, permanecerá abrindo da direita para a esquerda. Tenha isso em mente na hora de organizar o espaço da lavanderia.
A trava da porta não agradou. É dura, exigindo até 7 kg de força para abrir, na hora de fechar segue incômoda.
Feito completamente de aço inoxidável, o cesto contém leves saliências que dão um destaque agradável para a área interna. As 3 aletas (lombadas) para levantar as roupas são plásticas, simples e com várias deformações no plástico. Cumprem o propósito, mas não houve preocupação sobre sua aparência.

A boca da porta é grande, com 35 centímetros de largura. Se torna muito mais prático adicionar e remover roupas dessa secadora EOS em relação à modelos da Midea ou Electrolux com aberturas 5 a 6 centímetros menores.

Apesar da abertura não ser circular, o fato não atrapalhou. Na parte inferior da boca ficam os filtros de fiapos. São dois filtros que se vestem.
Filtros da Secadora de Roupa EOS
Apesar de ser fácil remover o pacote de filtros, vários pontos deixaram a desejar. A EOS deixou a peneira com uma malha grossa demais, isso permite que fiapos pequenos passem pelo filtro. Além disso, os dois filtros possuem a mesma malha, ou seja, tudo que passa pelo primeiro filtro provavelmente vai passar pelo segundo também.

Em secadoras bomba de calor, o ar quente passa por uma grade metálica fina que precisa ficar ausente de fiapos. Ou seja, o filtro tem um papel muito importante para garantir a limpeza das serpentinas.

Nessa secadora de roupa EOS percebemos acúmulo de fiapos na serpentina após os ciclos. É importante fazer essa limpeza depois de terminar um ou dois ciclos para evitar acúmulo em áreas da serpentina que você não terá acesso.
Esta secadora EOS possui um circuito fechado, ou seja, o ar recircula por ela, e a água é coletada internamente. Por isso que na área frontal superior esquerda há uma gaveta, onde tipicamente fica o dispenser em lavadoras. Nesse local há um recipiente para coletar a água retirada da roupa.

Tem capacidade para pouco mais de 3 litros de água antes de transbordar. É o bastante para realizar um ciclo completo, mesmo com uma quantidade grande de roupas. Caso esqueça de esvaziar, a máquina detecta quando ele está cheio. O lado negativo é que se estiver no meio de um ciclo, a máquina desativa para esvaziar o compartimento e você terá que reiniciar o ciclo.
O melhor caminho para não fazer isso é conectar a mangueira que abastece o reservatório em um ralo ou tanque. Nessa situação, toda a água removida será descartada sem intromissões. Apontando para um tanque ou balde, ainda é possível aproveitar essa água limpa.
Painel e Funções da Secadora EOS
No centro da secadora há o seletor com 15 programas diferentes. Grande parte dos programas são desnecessários, pois a unidade atua por base no tempo e não controle de temperatura (mais sobre isso adiante).

Somado com os programas são as funções:
Delay: para iniciar o ciclo mais tarde (de 30min a 24h)
Tempo: para poder alterar o tempo em programas manuais
Antirrugas Pro: não ficou claro o que faz
Rápido: Trabalha em temperatura mais alta que o padrão
UV Pro: Luz UV interna para auxiliar a esterilizar as roupas
Iniciar/Pause
As funções não ficam claras pelas escritas apresentadas no painel e no manual, deveriam ter gasto um tempo a mais para o consumidor entender melhor a própria secadora de roupa.
O Nível de secagem não demonstrou funcionar bem. Quase todos os testes executados terminaram com as roupas próximas a zero de umidade. Em secadoras com bom controle de nível, é possível pegar as roupas mais úmidas (com mais de 10% de umidade), secas (por volta de 5% de umidade) e extremamente secas (o estado entregue por essa EOS).
A vantagem é que a secadora realmente está lendo o nível de umidade, pois se o ciclo for de 3 horas e ela perceber que as roupas estão secas, ela para antes do fim de ciclo. Assim mesmo, se o sensor pudesse entregar a roupa em 5% seria mais benéfico para a vida útil da roupa e economizaria um pouco de energia em cada ciclo.
O programa UV liga dois LEDs internos para emitir Luz Ultravioleta. Uma das luzes é luz violeta comum e a outra UV-C que trabalha em um comprimento de onda para matar microrganismos.

Agradou a luz violeta visível, pois ela dá um charme quando abrindo a porta ou iniciando um ciclo. Na questão da esterilização, pode ser que a LUZ UV-C esterilize, porém dentro do que já estudamos sobre o assunto, a efetividade de um LED para cobrir o espaço da secadora será pouco significativa. Nesses casos vale mais usar o programa “Esterilizar” que chega a bater quase 70°C dentro da máquina.
Resultado do Testes da Secadora de Roupas EOS
Por sinal, já que entramos no assunto de temperaturas, a maioria dos programas atinge em torno de 60°C quando concluindo o ciclo. Similar a várias secadoras convencionais do mercado. No geral, o que determina a temperatura máxima interna é o tempo de ciclo, pois o processo de aquecimento é lento e assim ciclos curtos como “Delicados” atingem temperaturas abaixo de 50°C.

A Samsung Heat Pump possui mais controle e trabalha com temperaturas bem mais baixas que essa secadora EOS, o que é interessante para evitar danos às roupas. O ponto negativo é que o ciclo acaba ficando mais longo.

Comparando essa secadora bomba de calor EOS com a Samsung e alguns modelos convencionais do mercado (“vented”) a EOS se destaca, sendo a mais rápida entre elas.

Mesmo assim o consumo é similar. Tanto Samsung Bespoke AI quanto a EOS gastam aproximadamente 1 kWh. Mesmo assim seu consumo é absurdamente mais baixo que modelos vented como a Electrolux de 10,5Kg ou a lava e seca LG VC2.

O volume interno da máquina é bom. Testando com baixa carga, média ou alta a taxa de remoção de água foi muito similar, em torno de 2,3 litros de água por hora. O tempo de secagem varia de acordo com a qualidade da centrifugação da lavadora.
A unidade secou com tranquilidade 7 quilos de roupa seca, porém é importante salientar que esse é próximo do limite, pois acima disso a chance da porta abrir com a pressão da roupa seca é grande.

Além disso, é bom evitar secar tanta roupa junta para evitar que tudo saia amassado na conclusão do ciclo. Uma carga boa para esse conjunto pesa cerca de 5 quilos de roupa seca.
Quando se tratando de ruído a unidade poderia ser mais silenciosa. Ficou acima de secadoras vented do mercado e absurdamente mais barulhenta que a Samsung Bespoke AI. Vale deixar essa EOS na lavanderia com a porta fechada.

Limpeza da Secadora de Roupa EOS
A área externa da unidade é simples de limpar. Quase todo o corpo é metálico e nas áreas plásticas basta um pano úmido. É importante cuidar com a porta, pois a peça é quase toda de plástico fumê, o que acaba riscando com qualquer material abrasivo.
Na parte interna da porta haverá acúmulo de fiapos, mas nada muito diferente dos concorrentes no mercado. Vale passar uma escovinha nos vincos para remover o excesso.
O filtro e a serpentina são os pontos mais complicados em termos de sujeira, pois um dos filtros é chato de abrir para uma limpeza completa e a serpentina demanda ser limpa após todo o ciclo.

Esse trabalho aqui é manual, diferente da Samsung Heat Pump que faz a limpeza da serpentina automaticamente sempre que inicia um ciclo de secagem. Pelo menos a área de acúmulo de fiapos é bem exposta e fácil de acessar. Apesar de ser menos chato de limpar que o filtro de fiapos da Electrolux que fica no fundo da máquina com um encaixe horrível, é ainda um trabalho incomodo para ser feito todo o ciclo.
Algo importante para ficar atento é com a borracha que faz a vedação da porta. Caso a desloque carregando a máquina, a porta não fará uma vedação adequada e parte dos fiapos da secagem irão vazar e se espalhar por toda a lavanderia. Vale a pena conferir se a borracha não está levemente dobrada toda vez que abastecer a máquina.

Segurança da Secadora Bomba de Calor EOS
Secadoras em geral são produtos que podem trazer complicações em termos de segurança devido à mistura de fiapos com resistência elétrica. O fato dessa secadora de roupas EOS não trabalhar com resistência diminui e muito os riscos quando comparado com uma secadora vented.
O corpo da unidade não atinge temperaturas altas. Praticamente todos os locais tocáveis permanecem em temperaturas abaixo de 50°C. Algo que também agradou é que a área ao redor da boca é plástica antes de chegar no tambor.

Devido ao material e às temperaturas baixas da unidade, não chega a queimar caso toque sem querer quando removendo as roupas. A secadora Electrolux 10,5kg deixa a desejar nesse quesito, com uma boca pequena e metal quente próximo da abertura de acesso.
O cabo de alimentação tem um ótimo comprimento com mais de 1,6m, podendo alcançar até mesmo tomadas distantes.
A EOS oferece 10 anos de garantia no compressor e no motor da secadora e um ano de garantia no produto como um todo. Esse tempo prolongado de garantia agrada também por ser um produto sem histórico de vida no Brasil.
Conclusão
A EOS está com uma secadora de tecnologia de alto padrão com um bom acabamento e uma boa entrega de secagem a um preço levemente acima de secadoras simples com sistema tradicional de secagem. Apesar de pecar na usabilidade, ter um ruído acima da média e secar demais em ciclos automáticos, será difícil achar um produto com melhor custo benefício no mercado atualmente. Por sinal, comparando com uma secadora de roupas convencional, essa EOS vai se pagar através do custo da energia para a secagem.