Pontos Fortes
Boa velocidade de vento
Produto silencioso na velocidade mínima
Boa variação de velocidade
Pontos Fracos
Consome mais energia
Limpeza da hélice limitada
Avaliação
Mar 04, 2025, 1:10 AM
9 min de leitura
Compartilhar


















Boa velocidade de vento
Produto silencioso na velocidade mínima
Boa variação de velocidade
Consome mais energia
Limpeza da hélice limitada
Desempenho e Funções
Design e Acabamento
Praticidade
Segurança
Outros Pontos
Ruído
Nos últimos anos os ventiladores vêm aderindo a uma tendência de aumentar o número de pás de suas hélices. É o caso deste ventilador Arno 9 pás.
A Arno obteve grande sucesso com seus ventiladores de 6 pás; como o VB40 que atingiu ótimas notas em sua avaliação. Apesar disso, partiu para modelos de 7 pás, e agora estamos avaliando um de 9 pás!

O curioso é o reaproveitamento quase completo da estrutura do VB40, apenas com o acréscimo de mais pás, alterando a hélice.

Essa estratégia de “reaproveitar” seus modelos anteriores não é de hoje. Há pouco tempo atrás, a marca lançou o VF42 com alterações mínimas para servir o propósito de ventilador de parede e mesa. O modelo não atendeu tão bem as expectativas, veremos o que acontece ao compararmos as versões de 6 e 9 pás.
Visualmente, o modelo de 9 pás é igual ao VB40. Design, materiais utilizados, e qualidade de construção.
Sendo assim, não vale a pena repetir todos os pontos idênticos ao outro. Importante destacar que o VB40 de 6 pás se saiu bem na avaliação, então dê uma olhada para entender todos os pontos positivos e negativos.
A hélice continuou com o visual azul brilhoso, mas seu centro sofreu um ajuste, ficando mais pesada. Um efeito benéfico para essa mudança foi garantir uma estabilidade maior enquanto gira.

O seletor segue o mesmo molde com encaixe molenga visto no modelo VF42. A diferença é vir com um adesivo prateado na parte da frente. São 3 opções de velocidade.

Assim como os outros ventiladores da Arno, o VE90 tem algumas variações:
além das opções que são apenas de parede ou de coluna
Vale ressaltar que a forma de prender a hélice se mantém por porcas e parafusos. A Arno não deseja que o usuário desmonte a hélice para fazer a limpeza. Apesar disso, aparece alguns dentes no centro da hélice.

Em um vídeo referenciado no manual de instruções, observamos uma desmontagem completa desse ventilador arno 9 pás, com uma rosca de plástico para fazer essa fixação, será que a Arno vai migrar seu estilo de montagem dos produtos?

Algumas empresas optam por uma rosca plástica. O problema é que o plástico se desgasta no metal, e a estabilidade da hélice fica comprometida quando há a possibilidade de ser removida pelo usuário. Por outro lado, facilita a limpeza. Uma troca, que a Arno parece estudar para chegar num bom encaixe.
Chegamos ao ponto mais crítico dessa avaliação, a diferença na quantidade de pás, traz algum benefício a quem compra?
Algo que impacta um ventilador é o peso da hélice. Quanto mais pesado, o motor do ventilador precisa fazer mais força, e em consequência disso demanda mais potência. E a hélice do Arno VE90 recebeu um acréscimo de 36% no seu peso.
Além disso, no X-treme 9, houve um aumento no consumo de energia do ventilador de 126Wh para 140Wh, implica diretamente num aumento de 11% no consumo de energia.

Além disso, de acordo com o Inmetro, a vazão de ar que o produto oferece caiu de 1.4 para 1.35 metros cúbicos por segundo.

Portanto, com uma potência maior e entrega quase semelhantes de resultados com seus modelos anteriores. Seu consumo e eficiência energética não se beneficiaram dessa troca de hélices.
Apesar desses fatores, um ponto positivo é a variação de velocidade do Arno VE90. A diferença entre a velocidade mínima e a máxima foi a maior até agora, com impressionantes 49% de variação.
Isso significa que além da velocidade máxima ser forte e parecida com outros ventilador Arno, sua velocidade mínima é menor. Garante mais flexibilidade de uso e impacta diretamente no barulho.

Um benefício esperado dessa velocidade mais baixa é produzir menos ruído. Foi possível notar uma diminuição de 4 dBA para o VB40. Com apenas 46 dBA, na sua velocidade mínima, é um ventilador bem silencioso.
Essa é o benefício esperado por muitos com esse aumento das hélices: reduzir o barulho com uma boa velocidade de vento. Mas é preciso considerar que essa diminuição no ruído é causado principalmente pela redução da velocidade.

Não será possível fazer isso em casa, mas no laboratório da Harpyja fizemos com que ambos os ventiladores produzissem a mesma velocidade de vento para medir seu ruído. O resultado dessa investigação foi que ambos apresentaram a mesma intensidade sonora, com variações mínimas que são estatisticamente irrelevantes.
O Arno VE90 é mais silencioso que outros ventiladores, mas o motivo é sua velocidade e não sua hélice. Caso o VB40 de 6 pás tivesse a mesma variação de velocidade, seria igualmente silencioso.

Foi possível fazer a mudança de velocidade mínima alterando a tensão da rede. Uma variação pequena que poderia acontecer na casa de alguém dependendo do fornecimento elétrico da região. Não houve mudança estrutural nos ventiladores.
Em resumo, o Arno X-treme 9 VE90 é um ventilador que pode agradar: capaz de produzir ventos fortes e brisas mais suaves, além de ser mais silencioso. O custo disso, é gastar mais energia. Vale o consumidor ponderar o que prefere.
Comparado com outros ventiladores da Arno, a nova hélice se destacou negativamente: consumindo mais energia e reduzindo a vazão de vento. O benefício foi a diminuição do barulho, que poderia ser igualmente alcançada pela hélice de 6 pás sem os pontos negativos apresentados acima. Seria um ventilador melhor caso a marca não estivesse tentando se aproveitar do marketing de ter mais pás.
Acessórios
Alcance do oscilação
Altura (cm)
Ângulo máximo vertical (graus)
Comentários


