
Mondial Ventilador 40 cm Turbo 8 Pás
No verão passado avaliamos o ventilador de 8 pás lançamento da Mondial (NVT-40C-8P). Neste verão (2019-2020) a Mondial lançou um novo modelo com 8 pás e também com 40 centímetros de hélice. Decidimos pegar o produto novo para entender exatamente o que há de diferente entre os modelos. Como há muita semelhança entre os dois modelos vale ler este material em conjunto com a avaliação do modelo anterior.
Grade Frontal
A princípio olhando as duas unidades de frente, tudo é muito parecido. Há uma diferença leve na grade da frente, onde há uma peça circular extra no modelo novo. É uma peça encaixada, ou seja, as grades são iguais, somente com esse detalhe estético extra. Fizemos a troca do modelo novo para o modelo anterior e o resultado em termos de vento não mudou em nada.
Estética da base
O modelo novo está com um seletor mais atraente e melhor posicionado. É uma peça mais fácil de acessar e o detalhe em inox no centro agradou. Na parte de baixo da base o modelo anterior podia ser preso na parede. No modelo novo foi removida a chapa do fundo e com isso foi embora também o buraco para suportar o ventilador em um parafuso. No modelo anterior também era possível retrair o cabo de alimentação e neste modelo novo como a base é vazada isso não é possível.
Algo que foi levemente melhorado foram os pés da base. Grande parte dos ventiladores da Mondial possuem pés com suportes plásticos muito finos, quebrando muito facilmente. Neste modelo novo as borrachas foram aumentadas e em alguns pés foi colocado um suporte plástico para evitar das peças quebrarem tão facilmente. A situação ainda não está boa, mas melhorou.
Hélice e velocidades
A hélice de ambos modelos é igual. A vantagem do modelo novo é que é possível encontrar em outras cores. O modelo que testamos é um verde azulado bem interessante. Quanto a velocidade pode-se dizer que ambos modelos tem velocidades iguais. Há pouca diferença, estatisticamente são iguais.
Grade Traseira
A grade traseira do modelo novo possui nervuras mais robustas e é um pouco mais fechada. Isso impactou um pouco no som do produto. Quando testando sem a grade da frente o modelo novo ficou um pouco mais silencioso, porém quando adicionando a grade da frente, o modelo anterior é um pouco mais silencioso. Engraçado a variação do som nessas duas condições, e infelizmente o modelo novo saiu perdendo. É pouca coisa, mas é perceptível. Apesar da grade ter leves diferenças ela ainda é intercambiável com o modelo anterior.
Outras peças
A sustentação do motor tem leves mudanças no pescoço, puramente estéticas. A carcaça do motor, ângulos de oscilação e ângulos verticais são iguais.
O cabo de alimentação possui o mesmo comprimento, sem diferença entre os modelos.
Conclusão
Houve pequenas mudanças do modelo anterior para o modelo atual. A grade traseira trouxe o maior impacto, onde traz um pouco mais de segurança e robustez, porém deixou o produto ainda um pouco mais barulhento na velocidade mínima.
Teria sido interessante se tivessem mantido o ponto para pendurar o ventilador na parede. Para aqueles que já possuem o modelo anterior é bom saber que a grade e as peças funcionais são intercambiáveis entre os modelos.
- Potência (W)
- Variação de Velocidade (%)
- Acessórios
- Comprimento do Cabo (cm)