Banner de capa da notícia O que são Robôs de Cozinha?

O que são Robôs de Cozinha?

19/08/2024
Mundo dos Produtos

O Que São Robôs de Cozinha?

Cozinhar por prazer é algo que sempre está em alta. Programas de cozinha não saem das televisões e até reality shows estão todo ano em destaque. A comida é um ponto onde todos nos conectamos. Temos que comer para viver. Assim mesmo, buscamos também cozinhar por hobby, prazer, ou pela necessidade: seja pela dieta, velocidade ou mesmo por custo.

Nesse cenário, estamos ano após ano com novos produtos para a cozinha. Air fryer, panela de pressão elétrica são produtos que ano após ano ganham mais espaço no preparo de alimentos. Ao mesmo tempo, a cada ano que passa temos mais meios de controle e consequentemente mais possibilidades para automatizar o preparo de alimentos. É aqui que os robôs de cozinha estão conquistando aos poucos o consumidor. 

São produtos que buscam suprir a necessidade de alguém que entenda do preparo na cozinha, que guie na hora de cozinhar e automatize parte das tarefas. Um exemplo é o Nymble, que prepara prato completos automaticamente enquanto o usuário precisa somente inserir os ingredientes em alguns compartimentos. O equipamento dosa eles no momento certo e, através de uma panela, refoga e cozinha usando o auxílio de uma câmera.

Nessa linha de produtos que misturam sozinho e aquecem de acordo com receitas, tem alguns até bem curiosos.

Porém nesta área de automação de cozinha o que reina perante todos é o Thermomix. Há muitos produtos no estilo dele e podemos dizer que essa configuração hoje é o que comumente chamam de robô de cozinha. Esses produtos não só fazem a finalização dos pratos, mas também trabalham os ingredientes desde o começo da receita.

São produtos com alto valor agregado, mas a tendência é irem baixando. A tecnologia por traz destes robôs está cada vez ficando mais em conta. Mas o que é essa tecnologia?

Liquidificador com motor controlado

Esse é um dos elementos mais importantes da unidade. Por que? Ele consegue tanto cortar com velocidades altíssimas, quanto rotacionar lentamente somente para misturar um alimento. Assim, o mesmo produto pode ser usado para diferentes tarefas que precisam de velocidades específicas como cortar ou processar algo. Além disso, também gira para os dois lados. Alguns liquidificadores têm essa capacidade, mas ainda rotacionam rápido, e com isso não tem grandes benefícios.

Combinando o controle de velocidade e sentido, posso ter um acessório afiado para um lado enquanto o outro não tem fio. Dessa forma corto e misturo lentamente dependendo do sentido de rotação.

Com esse controle preciso tenho liberdade e versatilidade para fazer muito mais: Dá para bater pão, fazer bolos, aerar alimentos, e cortar com a qualidade que poucos liquidificadores no mercado têm. Acoplando peças no lugar da hélice consigo transformar o produto em uma batedeira, ou optar por discos de processador.

Grande parte dos eletros que temos na cozinha usam motor e eixo para movimentar facas ou batedores. Se consigo ter controle fino para fazer isso em um único produto, a criatividade é meu limite.

É também uma panela

A própria jarra possui uma resistência em seu fundo, como uma chaleira elétrica. Abrindo a possibilidade de cortar aquecendo, cortar e refogar, misturar enquanto cozinha e depois bater tudo no mesmo local.

E para guiar as receitas?

Aqui vem o toque que permite o preparo sem se preocupar com mais nada. A própria unidade é uma balança!

Receitas normalmente pedem que se coloque alguns gramas disso, alguns mililitros daquilo... Sendo a unidade uma balança, a dosagem acontece diretamente dentro da panela. Caso não queira que vá dentro da panela, bote a tampa, zere a balança e pese sobre a tampa.

Todos esses elementos são reunidos e conectados a um software que se comunica com o consumidor e acompanha o que está acontecendo. Dessa forma é possível ser guiado para fazer receitas requintadas do zero. A única ação necessária pelo usuário é seguir os passos para acrescentar os ingredientes, acoplar os acessórios necessários e ligar nas condições recomendadas.

Empresas como a Thermomix apresentam milhares de receitas na própria tela do produto. Basta ter os ingredientes e ir seguindo o passo a passo. A Thermomix por sinal tem um app conectado que te passa uma lista de compras com base nas receitas escolhidas. Tudo para facilitar desde o início do planejamento da refeição.

Onde se encontra?

Há várias marcas no mercado global, mas poucas chegam no Brasil. Assim mesmo, o que vemos é uma evolução contínua desse tipo de produto, das ideias de acessórios para serem acoplados... Sempre com o intuito de trazer mais resultados e substituir outros produtos de cozinha, agregando tudo em uma unidade só.

Encontra-se modelos com panelas à vapor em inox, para acoplar no topo da unidade e fazer alimentos no vapor; com buchas para acoplar no fundo e escovar a panela de forma automática; e batedores diferentes para misturar ou sovar pão.

É um conjunto curioso, útil e que tem muito para ser explorado, tanto para aqueles que querem por necessidade e até mesmo para aqueles que buscam por hobby ou prazer.

Porque ter?

O produto cobre várias tarefas com qualidade. Claro que aqui vai variar de de marca para marca, mas o Thermomix que já testamos não somente corta, ele corta melhor do que todos os liquidificadores que já testamos. Ele tem força para bater uma peça de queijo parmesão inteiro se jogar lá dentro. É forte e feito para trabalhar com eficiência. Somando com as outras funcionalidades, não é o tipo de produto que vai ser guardado, pois é um coringa para tudo. 

Outra grande vantagem para ter em casa ampliar nosso conhecimento da cozinha. Cada receita guiada pelo robô te expõe a novos temperos, novos ingredientes e te mostra como ele está fazendo. Consegue-se enxergar o resultado a cada passo. Tudo isso também te prepara a fazer isso sozinho no futuro, se quiser. “Ah, ele pica o cardamomo e refoga!”

Em adição, a praticidade e agilidade fornecida nos preparos é inegável. Um exemplo prático e pessoal ocorreu esses dias quando fui preparar hommus. Normalmente colocando no fogão convencional, temos que ficar de olho, pois a panela fica fervendo grão de bico por quase meia hora.

No robô de cozinha simplesmente larguei o produto fervendo grão de bico com a consciência que ele iria desligar a panela daqui 30 minutos. Depois que voltei do passeio com minha filha, continuei a receita. Em muitos casos, enquanto ele está preparando uma etapa da receita, já vou separando os ingredientes. Tudo acaba ficando otimizado.

Atualmente com um robô de cozinha e um forno fryer você consegue fazer grande parte dos pratos da cozinha global. 

A limitação maior é o volume pois terá somente dois ou três litros dentro da jarra para preparar tudo. Consigo enxergar vários meios de contornar isso, mas muitas delas precisam ser desenvolvidas. Veremos para frente pois enxergo muito para se construir neste meio com possibilidades intermináveis! Vejo que é o futuro, e cada dia que passa essas tecnologias estão ficando mais acessíveis, podendo assim ficar mais em conta.

Estamos abrindo essa categoria de robôs de cozinha aqui e logo traremos mais material sobre o assunto. Sendo assim, comentem aí o que gostariam de saber mais a respeito!

Por sinal, caso você esteja interessado em algum robô de cozinha genérico, há vários links aqui no site. Agora, se busca saber mais sobre o THERMOMIX, acesse aqui este contato direto (Zé Roberto) para tirar dúvidas e de repente até comprar ;-)